Encontro de Técnicos discutiu a natação feminina

Evento teve temática dedicada as mulheres na natação; Professora Marina Cordani foi a personalidade homenageada este ano

12/03/2019 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Mesa redonda do Encontro de Técnicos - Foto: Reprodução

Mesa redonda do Encontro de Técnicos - Foto: Reprodução

Aconteceu na último fim de semana em São Paulo, a 14ª edição do Encontro Nacional de Técnicos de Natação. Novamente o auditório da Academia Competition foi palco das palestras e apresentações dos especialistas que este ano abordaram a temática: “2019, o poder das profissionais do sexo feminino no esporte de base“.

As palestras foram realizadas em dois dias. Ana Paula Turbino abriu os serviços falando um pouco mais da estrutura do clube gaúcho Grêmio Náutico União e na sequência Desiré Schalk apresentou uma palestra sobre a vida das atletas profissionais e amadoras e contou também sobre sua experiência de vida. No segundo dia foram mais quatro palestras.

Pela manhã Claudia Barros falou sobre os princípios básicos sobre a educação motora e antes da pausa para o almoço o Dr. Carlos Doriêlo abordou o tema das lesões nas categorias de base. A tarde o evento teve Maita Poli de Araújo abordando a relação entre o ciclo menstrual e o desempenho esportivo. Por fim Márcia Martins ministrou sobre a psicologia no esporte.

No domingo aconteceu a tradicional mesa redonda com a temática do papel da mulher como profissional do esporte, abordando questões sobre as dificuldades encontradas pelas mulheres no meio e também as diferenças de gênero dentro do universo profissional esportivo.

Além de todas as palestras o encontro realizou sua tradicional homenagem a uma personalidade de importância para a natação brasileira. Em 2019 a homenageada foi a Professora Marina Cordani que recebeu um diploma especial “por formar e educar jovens através do esporte”. Quem também participou do evento foi a ultramaratonista aquática Patrícia Farias que compartilhou com o público sua experiência de realizar o Desafio do Lago Titicaca no fim do mês passado (leia mais sobre essa prova aqui).

O evento ainda contou com o patrocínio da Speedo e da Mormaii, produção da Cuca Aberta, apoio do Instituto Leonardo de Deus e inscrições através da SWIM CHANNEL.

Tags

Academia Competition Alexandre Indiani Encontro de Técnicos de Natação natacao

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas