Equipe do Paraná completa a Travessia do Canal da Mancha

26/09/2017

Facebook Twitter

Os nadadores da equipe Team Brasil 2017 – Foto: Reprodução/Facebook

No último dia 15, mais uma equipe brasileira escreveu seu nome na história da famosa travessia do Canal da Mancha. O time de revezamento formado pelos nadadores do Paraná Norton Júnior, Antonio Soares, Carlos Bergamaschi, Carlos Lorga, Alexandre Kirilos e Alexandre Parker teve como nome a alcunha Team Brasil 2017. Partindo da costa inglesa em Dover e após encarar os mais de 34 km da travessia, o sexteto completou o mítico desafio em 9h38min após chegarem a costa francesa na cidade de Cap Gris-Nez.

A preparação para nadar a prova do Canal da Mancha consumiu meses e muita energia dos nadadores, mas não tirou nenhum pingo de confiança e animação. Eles começaram a traçar a estratégia de realizar a prova em setembro do ano passado e desde então passaram a treinar especialmente para a ocasião. Alguns membros do revezamento já tinham nadado nas frias águas do Canal. Alexandre Kirilos já havia feito a prova individual em 2015 e Antonio Soares havia tentando cruzar o Canal da Mancha ano passado, mas não conseguiu completar.  Os demais estreavam nas frias águas do Canal.

E como sempre as águas do estreito estavam bem frias. Nos dias que antecederam a prova, os nadadores realizaram dois treinos diários no local buscando se adaptar as condições adversas que teriam pela frente. Junto com os atletas na Inglaterra estava um das pessoas que mais conhecem o Canal da Mancha: Igor de Souza, que soma três travessias no currículo e acompanhou toda a preparação dos nadadores na Europa. Além dele, Joel Kriger também acompanhou a equipe. Na madrugada do dia 15 de setembro os nadadores partiram para o desafio e tinham em mente completar o percurso em menos de 10 horas.

A cada 60 minutos os nadadores iam trocando de posição e caindo na água. Coube a Antonio Soares ser o último nadador e ter a honra de concluir a travessia (veja no vídeo acima). Após 9h38min a equipe Team Brasil 2017 completou a mais mítica prova de águas abertas do mundo, tornando-se a terceira equipe brasileira a concluir o desafio em revezamento. Esta foi a segunda travessia de brasileiros no Canal da Mancha este ano. Em agosto, Leonardo Natal completou a prova na categoria solo em 11h50min.

Por Guilherme Freitas

Tags

Águas abertas Canal da Mancha natacao Team Brasil 2017 Travessia do Canal da Mancha