O medley é a junção dos quatro estilos da natação: crawl, costas, peito e borboleta (clique em cada estilo para ver mais detalhes). As provas podem ser disputadas tanto individualmente ou em revezamento masculino, feminino ou misto.
Nas provas individuais a ordem que os nadadores encaram são borboleta, costas, peito e crawl. Para fazer uma prova de medley os atletas precisam traçar estratégias eficientes. Segurar demais o ritmo inicial e depois perder contato com os líderes ou começar muito forte e cansar no fim são situações pelas quais que nenhum nadador nadador gosta de passar. Nesse tipo de prova os nadadores mais versáteis acabam levando vantagem.
Nas disputas em revezamento a ordem se altera e passa a ser costas, peito, borboleta e crawl. Dessa forma o primeiro atleta parte de dentro d’água e os demais do bloco de partida. Caso um nadador saia 0s05 antes de seu parceiro tocar na parede a equipe é desclassificada por queimar a largada.
Existe também o medley misterioso, uma ideia que surgiu na Austrália e que recentemente passou a ser realizada em eventos americanos. Nesta dinâmica os atletas antes de cair na água tem suas raias e ordens de estilo sorteadas. Eles entram na piscina sem saber qual a ordem que deverão nadar, deixando a disputa ainda mais imprevisível e com muitas trocas de posição durante a disputa.
- Intolerância alimentar no esporte – Foto: Satiro Sodré/SSPress
- Nado medley (costas) – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA
- Nado medley (peito) – Foto: Ben Mikesell
- Nado medley (crawl) – Foto: Satiro Sodré/SSPress