Estrelas internacionais nas águas do Rio Negro

Dez atletas internacionais de cinco países estão confirmados; brasileiros também nadaram a Travessia Almirante Tamandaré

22/10/2019 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Rio Negro Challenge - Foto: Alcides Netto
Axel Reymond - Foto François Xavier Marit

Axel Reymond - Foto François Xavier Marit

Rio Negro Challenge - Foto: Alcides Netto

Encerrando a temporada 2019 de natação em águas abertas na região norte do Brasil, o Rio Negro Challenge trará para a região amazônica atletas de vários países para disputar a tradicional Travessia Almirante Tamandaré, que faz parte do programa de provas da competição. Até o momento dez atletas internacionais de cinco países já confirmaram presença no evento que acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro. E entre eles têm até campeão mundial.

É o caso de Axel Reymond, atual bicampeão mundial dos 25 km. O francês, que triunfou em Budapeste-2017 e Gwangju-2019, será o principal nome internacional a disputar a travessia. Reymond também terá uma experiência única em sua carreira ao nadar pela primeira vez nas densas águas do Rio Negro. Outro nome conhecido do grande público é o equatoriano Esteban Enderica, que em agosto sagrou-se campeão pan-americano nos Jogos de Lima e vive uma das melhores fases da carreira.

Axel Reymond – Foto Reprodução

Entre as mulheres participarão da competição atletas que disputaram o último Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Gwangju e no momento estão focadas para conquistar a vaga olímpica para os Jogos de Tóquio-2020 na seletiva do ano que vem. É o caso da espanhola Paula Ruiz, da peruana María Bramont-Arias e da portuguesa Angélica André que venceu a edição do ano passado em Manaus. Outros atletas estrangeiros que disputam o evento são os espanhois Maria Vilas, Maria Claro e Guillem Pujol e o peruano Alonso Castro.

“Vamos ter a nata da natação no Amazonas, pois teremos grandes nomes da natação internacional, que figuram nas principais competições do mundo, como também os técnicos desses atletas, que são extremamente renomados”, disse o organizador do evento, Pierre Gadelha. A disputa entre estes atletas profissionais conta como categoria elite da travessia com largada às 7h30. Dez minutos depois nadarão os demais participantes da prova amadora. A prova de 8,5 km tem saída na Ponta do Camaleão e chegada na Praia da Ponta Negra.

 

Allan do Carmo e Fernando Ponte nadam a prova – Foto: CBDA

Brasileiros presentes

O Brasil também estará bem representado para encarar os desafiantes estrangeiros. A dupla Allan do Carmo e Fernando Ponte já confirmou presença para nadar a edição 2019 da Travessia Almirante Tamandaré. Allan conhece muito bem o Rio Negro e em 2017 foi o grande campeão da prova de 8,5 km. Os dois atletas, inclusive, também participaram do Mundial na Coreia do Sul este ano. Porém, o grande objetivo de ambos é conquistar uma vaga olímpica na seletiva do ano que vem.

Quem já esta garantida nos Jogos Olímpicos e também no Rio Negro Challenge é Ana Marcela Cunha. Com um temporada incrível somando conquistas em tudo que disputou, a nadadora baiana vai encarar mais uma vez o Rio Negro Champions, uma versão de desafio onde ela encara uma adversária mano a mano. Ano passado ela nadou contra a campeã olímpica Sharon van Rouwendaal e desta vez sua adversária será uma nadadora francesa ainda não divulgada pela organização.

Ana Marcela Cunha no Rio Negro Champions – Foto: Reprodução

Além das provas envolvendo atletas de elite e a Travessia Almirante Tamandaré, o Rio Negro Challenge terá outras distâncias para o público geral com percursos de 3 km, 1,5 km e 500m, esta última exclusiva para atletas com idades de 8 a 13 anos. Também será realizado mais uma vez o Relay 3x500m, uma disputa em equipe de três atletas onde cada membro do time nada 500 metros. As inscrições para estas provas menores inda estão abertas e podem ser feitas aqui na SWIM CHANNEL.

Tags

Águas abertas Allan do Carmo Ana Marcela Cunha Axel Reymond Fernando Ponte natacao Rio Negro Challenge

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas