Roma

Etiene Medeiros: a herdeira!

Primeira mulher campeã mundial da natação brasileira, patrocinada pela marca Fabiola Molina Swimwear e de quem herdou o posto de número 1 do nado costas no Brasil

18/10/2019 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Etiene Medeiros - Foto: Igo Bione
Etiene Medeiros - Foto: Igo Bione

Etiene Medeiros - Foto: Igo Bione

Etiene Medeiros - Foto: Igo Bione

No dia de 30 de novembro de 2013 Fabiola Molina despediu-se das piscinas durante seu evento beneficente, o Swim 4 Change, em sua cidade natal de São José dos Campos. Durante quase duas décadas a nadadora foi soberana nas provas de 50m e 100m costas conquistando medalhas importantes em Jogos Pan-Americanos, Campeonato Pan-Pacífico e etapas da Copa do Mundo, além de dominar o cenário nacional tornando-se uma das maiores medalhistas da história da natação feminina do país.

Porém, no fim da década passada surgiu um novo nome que viria a ser sua sucessora nas provas de nado costas: Etiene Medeiros. A nadadora pernambucana sempre se destacou nas categorias de base e em 2008 conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial Júnior de Monterrey nos 50m costas. A partir dai chegou a seleção brasileira absoluta e construiu uma trajetória de sucesso nas piscinas.

Etiene Medeiros na festa de 15 anos da marca Fabiola Molina – Foto: Instagram

Foi campeã mundial em piscina curta e longa nos 50m costas, campeã pan-americana nos 100m costas e 50m livre, recordista mundial nos 50m costas na curta e finalista olímpica no Rio-2016 na prova dos 50m livre. Marcas que nenhuma outra brasileira conquistou.

Etiene sempre viu em Fabiola Molina uma inspiração para sua carreira. “A Fabiola é um exemplo de pessoa, um exemplo de atleta. Ela é nota 10. Sempre me espelho nela e os maiôs também são maravilhosos”, disse a nadadora que hoje defende o SESI-SP em uma entrevista ao Globo Esporte em 2010 quando as duas ainda nadavam juntas. A relação da suas se estendeu e Etiene é apoiada oficialmente pela marca Fabiola Molina Swimwear.

Etiene Medeiros com maiô da marca Fabiola Molina – Foto: Igo Bione

Nadando contra o câncer

A prova de carinho entre elas é o apoio que Fabiola esta dando para a campanha “Nado por Tudo” que Etiene promove desde o ano passado em prol da conscientização da prevenção ao câncer de mama. A nadadora da seleção busca através desta ação propagar informações sobre o combate a doença que atinge muitas mulheres no Brasil. Para arrecadar fundos ela comercializa uma touca rosa.

Este ano João Gomes Júnior, medalhista no ultimo campeonato mundial de natação em Gwangju, também entrou na campanha e vai comercializar uma touca azul, alusiva a prevenção ao câncer de próstata. Os interessados em adquirir as toucas podem comprar diretamente no site da campanha clicando aqui.

Etiene Medeiros com maiô da campanha Nado por Tudo – Foto: Igo Bione

Fabiola Molina e Etiene Medeiros são mais do que ídolas da natação brasileira. São grandes amigas e essa amizade pode ser vista não só na piscina, como também fora dela em ações e campanhas. A parceria entre elas vai além dos negócios e da amizade. É uma “passagem de bastão” entre duas extraordinárias nadadoras de gerações diferentes.

Tags

Etiene Medeiros Fabiola Molina João Gomes Júnior mercado natacao parceria

Notícias relacionadas