Europa dá largada para temporada 2017!

20/01/2017

Facebook Twitter

Katinka Hosszu nadará o EuroMeet e a Flanders Cup – Foto: AP Photo

O show não pode parar. Após uma intensa sequência com Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, nove etapas da Copa do Mundo e o Campeonato Mundial de piscina curta de Windsor, muitos nadadores não tiveram tempo para descansar ou esticar suas férias. Neste primeiro mês de 2017 a Europa começa a temporada com alguns meetings e torneios que servirão como aquecimento e aperitivo para o Mundial de Budapeste em julho.

O primeiro desses torneios começa já neste fim de semana. Amanhã tem início as disputas da Flanders Speedo Cup, tradicional evento disputado na Wezenberg Olympic Pool, na cidade de Antuérpia. Entre os diversos nadadores inscritos destaque para as campeãs olímpicas Katinka Hosszu e Mireia Belmonte que debutam na temporada. Uma curiosidade deste evento é que o velocista Bruno Fratus é o único brasileiro detentor de algum recorde de campeonato. Em 2013 ele venceu os 50m livre e cravou a melhor marca do torneio com 22s25.

Matheus Santana disputa torneio na Suíça - Foto: Satiro Sodre/SSPress

Matheus Santana disputa torneio na Suíça – Foto: Satiro Sodre/SSPress

Simultaneamente a Flanders Cup acontece a 50ª edição do tradicional Geneva International Challenge, na Suíça. Alguns medalhistas olímpicos no Rio-2016 como Anthony Ervin, Kaiti Melli e Laszlo Cseh estarão em ação na piscina do Centro Esportivo de Vernets. Uma das atrações será o brasileiro Matheus Santana, que nadará sua primeira competição representando a equipe americana do SwimMAC, onde esta treinando. O velocista nadará as provas de 50m e 100m livre e 50m borboleta.

No final de semana seguinte é a vez do EuroMeet, uma disputa anual que reúne muitos nomes de peso em Luxemburgo. Entre os dias 27 e 29 de janeiro, grandes nomes do cenário europeu estarão em ação como Adam Peaty, Sarah Sjostrom, Marco Koch, Camille Lacourt, Laszlo Cseh e claro a dama de ferro Katinka Hosszu que mais uma vez nadará um número absurdo de provas e não será surpresa se conseguir subir ao pódio em todas elas.

Adam Peaty estará no EuroMeet de Luxemburgo - Foto: Ryan Pierse/Getty Images

Adam Peaty estará no EuroMeet de Luxemburgo – Foto: Ryan Pierse/Getty Images

No mesmo fim de semana do EuroMeet o parque aquático Hylliebadet em Malmo vai sediar o Swedish Grand Prix, que não terá a estrela local Sarah Sjostrom que optou por nadar o evento em Luxemburgo. De qualquer forma esta competição será válida pela Fina como oficial para registro de índices para o Mundial de Budapeste. A temporada 2017 já começou!

Por Guilherme Freitas

Tags

Adam Peaty EuroMeet Flanders Speedo Cup Katinka Hosszu Mireia Belmonte natacao Swedish Grand Prix