FAP realiza primeiro Congresso Paulista de Esportes Aquáticos

Entidade organizou no último fim de semana evento para profissionais da área na cidade de Jaboticabal

21/08/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter

Diversos profissionais dos esportes aquáticos se reuniram na cidade de Jaboticabal no último fim de semana para participar da primeira edição do Congresso Paulista de Esportes Aquáticos, idealizado pela Federação Aquática Paulista (FAP). Foram mais de 13 horas de programação nos dois dias com palestras sobre gestão esportiva, neurociência, captação de recursos e conhecimento técnico das cinco modalidades aquáticas: natação, águas abertas, nado artístico, saltos ornamentais e polo aquático.

Uma das apresentações mais esperadas foi a de Ernest Maglischo, técnico com mais de 40 anos de carreira e autor do best seller “Nadando o mais rápido possível”.  No congresso o americano apresentou seu estudo sobre biologia molecular, a adução dos ombros na natação competitiva e seus estudos publicados nas dezenas de livros acadêmicos sobre a modalidade que escreveu. Ao fim do evento revelou ser fã de bossa nova e arriscou alguns passos de dança animando o público presente.

Medalhista olímpica na maratona aquática dos Jogos do Rio-2016, Poliana Okimoto participou do evento e foi homenageada com a entrega do Prêmio FAP, uma honraria que a partir de 2018 acontecerá todos os anos para atletas, técnicos, árbitros e dirigentes. “Fico muito feliz e grata. Realmente a nossa Federação é diferenciada e, agora com o Marcelo, está cada vez melhor. Sempre melhorando, em um progresso. Isso que é o legal, saber que tem coisa melhor para vir”, disse Poliana ao site da FAP. Ao lado do marido Ricardo Cintra (que também palestrou no congresso) Poliana esta organizando uma prova de águas abertas que leva seu nome e acontecerá dia 4 de novembro no Guarujá.

Além de Maglischo, Poliana e Cintra, ministraram palestras os seguintes profissionais: Arilson Soares e Mirco Cevales (natação), Cassius Duran e Meico Fugita (nado artístico), Eduardo Falcão e Fabiana Hashimoto (saltos ornamentais), Adriano Silva e Ruda Franco (polo aquático), Rodrigo Bardi (natação master), Luiz Carlos Nery (gestão esportiva), Tárcio Coutinho (Lei de Incentivo) Melanie Retz (neurociência) e Alexandre Zwicker (dirigente).

A realização do 1º Congresso Paulista de Esportes Aquáticos foi idealizada pelo presidente da entidade Marcelo Biazoli, que assumiu o cargo ano passado. O evento, que teve ainda coordenação técnica da Clínica do Coach Alexandre Pussieldi,  contou também a presença de profissionais de Brasília, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, além de São Paulo.

Tags

Águas abertas Congresso Paulista de Esportes Aquáticos esportes aquáticos Federação Aquática Paulista Marcelo Biazoli natacao

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas