Fernanda Goeij bate recorde sul-americano no Pan

Em seu primeiro Pan-Americano nadadora bateu a marca sul-americana nos 200m costas e terminou em quarto lugar

08/08/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Fernanda Goeij - Foto: Alexandre Loureiro/COB
Fernanda Goeij - Foto: Alexandre Loureiro/COB

Fernanda Goeij - Foto: Alexandre Loureiro/COB

Fernanda Goeij - Foto: Alexandre Loureiro/COB

No segundo dia de finais da natação em Lima, no Peru, Fernanda Goeij tornou-se a mais nova recordista sul-americana dos 200m costas. Na prova, em Jogos Pan-Americanos, o Brasil nunca foi medalhista, fato que quase foi por água abaixo na noite desta quarta-feira. Fernanda, de apenas 18 anos, ficou perto do pódio com a quarta colocação, além de quebrar o recorde sul-americano que pertencia a Joanna Maranhão (2min12s05 feitos em 2015).

Nas eliminatórias ela já havia feito seu melhor tempo da vida ao nadar para 2min12s63, abaixando em seis centésimos de seu antigo melhor resultado que eram os 2min12s69 feitos no Troféu Brasil/Maria Lenk deste ano em abril.

Fernanda Goeij – Foto: Alexandre Loureiro/COB

Na grande final Fernanda nadou a prova em 2min11s95, quebrando a casa de 2min12s e estabelecendo uma nova marca continental. A nadadora ficou exatamente a um segundo do pódio que foi composto pelas americanas Alexandra Walsh com o ouro (2min08s30) e  Isabelle Stadden com a prata (2min08z39 ) e pela canadense Eliza Glover com o bronze (2min10s95).

“Eu gostei muito da minha prova, consegui dar o meu melhor, encaixar bem o nado e fiquei muito feliz em ter quebrado os 2min12 e batido esse recorde sul-americano. Tenho treinado muito para quebrar esse recorde da Joanna e fiquei muito feliz em ter saído aqui no Pan. Queria uma medalha, mas fiquei feliz com o tempo e com a quebra de recorde”, disse Fernanda ao término da prova.

Fernanda Goeij – Foto: Alexandre Loureiro/COB

Fernanda nada ainda os 1oom costas e 400m medley neste Pan. O Peru é um lugar especial para ela, ja que foi aqui onde ela estreou na seleção brasileira em 2015 quando fez parte do time do Campeonato Sul-Americano Juvenil. Em 2016, participou do Mundial Escolar na Turquia e em 2018 dos Jogos ODESUR, em Cochabamba, na Bolívia. Em 2017 esteve no Campeonato Mundial Júnior em Indianápolis onde foi semifinalista nos 50m costas.

Os resultados completos da etapa podem ser vistos aqui. As eliminatórias são a partir das 13h (horário de Brasília) e as finais começam às 22h30 (horário de Brasília).

Tags

Fernanda Goeij Jogos Pan-Americanos Lima-2019 natacao recorde sul-americano

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas