Fim da parceria entre Allan do Carmo e Rogério Arapiraca

Nadador baiano troca de técnico em busca de novos desafios mirando a vaga olímpica para os Jogos de Tóquio-2020

11/09/2019 - Alexandre Pussieldi

Facebook Twitter
Allan do Carmo - Foto: Satiro Sodré/SSPress
Allan do Carmo e Rogério Arapiraca - Foto: Reprodução

Allan do Carmo e Rogério Arapiraca - Foto: Reprodução

Allan do Carmo - Foto: Satiro Sodré/SSPress

* Texto publicado originalmente no Blog do Coach dia 11 de setembro de 2019.

13 anos, a maior relação entre treinador e atleta das águas abertas dos nadadores em atividades no país. Allan do Carmo, na busca da vaga olímpica, decidiu se mudar para o Rio de Janeiro e sob o comando de Fernando Possenti fazer a sua preparação na luta por Tóquio-2020.

Uma relação vitoriosa e que fez de Allan do Carmo o melhor nadador de águas abertas do país por mais de uma década. Duas Olimpíadas, três Jogos Pan-Americanos, inúmeras etapas da Copa do Mundo. Allan foi medalha de bronze no Pan de 2007, no Rio, duas vezes medalhista em Mundiais nas provas de revezamento e campeão da Copa do Mundo de Águas Abertas além de ser apontado como melhor nadador do mundo da modalidade em 2014.

“Estava acomodado em Salvador, precisava novos desafios” comentou Allan do Carmo ao Blog do Coach. “Agradeço demais a Rogério (Arapiraca), que me pegou do nada para ser um medalhista pan-americano, campeão da Copa do Mundo e melhor do mundo. Não teria jamais conseguido nada disso sem ele”.

Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo — Foto: Divulgação

Mesmo com a mudança para o Rio, Allan do Carmo seguirá representando a equipe da ACEB/CTRA nas competições nacionais. O Brasil ainda luta por esta vaga que acontecerá na seletiva olímpica a ser realizada em Fukuoka, no Japão, no próximo ano. Antes, uma seletiva nacional vai apurar quem serão os dois representantes brasileiros para a prova. Detalhes e critérios devem ser anunciados em breve.

Um total de nove vagas serão distribuídas para os nove primeiros colocados da seletiva olímpica além de outros cinco nadadores, um por continente, e o melhor japonês na prova. Os baianos, Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha, já viajaram e competiram juntos por mais de uma década, e agora com a mudança de Allan, pela primeira vez irão treinar sob a mesma orientação.

Allan tomou a iniciativa pela mudança. Optou pelo Rio de Janeiro, treinar no Centro Aquático Maria Lenk e sob o comando de Fernando Possenti, treinador de Ana Marcela Cunha. Desfrutando de um dos melhores locais de treinamento do país, toda a estrutura do COB e ainda com a orientação de Possenti, Allan busca a vaga olímpica.

Tags

Águas abertas Alexandre Pussieldi Allan do Carmo Best Swimming Blog do Coach Fernando Possenti natacao Rogério Arapiraca

Alexandre Pussieldi

Editor-chefe da Best Swimming e colunista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas