Quem esteve na Praia do Pontal no fim de semana teve a honra de poder ter assistido as duas últimas chegadas de atletas na Travessia do Leme ao Pontal. A prova de 36 km que liga os dois pontos da orla do Rio de Janeiro, encerrou sua temporada 2018 com mais duas tentativas na última janela do ano. E foram dois nadadores com perfis bem distintos: a jovem Larissa Morato, da Equipe Vem Nadar, e o experiente Henrique Martins da equipe de Samir Barel.
Quem caiu na água primeiro foi a jovem Larissa. Nadadora mais jovem a encarar a ultramaratona, a atleta de 19 anos partiu da Praia do Leme as 2h da manhã. Após 8h41min de braçadas e pernadas em um ritmo forte no mar da Cidade Maravilhosa, ela chegou em a Praia do Pontal bastante emocionada e se enrolou a uma bandeira de Minas Gerais. Além da superação e do feito histórico, ela ainda foi a mais rápida entre as mulheres na categoria solo com neoprene superando a antiga marca de Sabrina Mazzola.
No dia seguinte foi a vez de Henrique Martins cair na água para a que seria a última travessia da temporada 2018. Largando na madrugada de domingo, as 2h da manhã, o nadador de 48 anos decidiu fazer uma prova agressiva, mantendo em média um forte pace de 1min22s a cada 100 metros, dando cerca de 51 a 57 braçadas por minuto. Mantendo esse ritmo intenso ele completou a travessia com a boa marca de 8h17min. O tempo foi inclusive o terceiro mais rápido da história da prova na categoria solo com neoprene.
Com a conclusão dessas duas provas neste fim de semana, a Travessia do Leme a Pontal foi realizada 17 vezes em 2018. Ao todo foram oito na categoria solo sem neoprene, três na categoria solo com neoprene, uma na categoria revezamento sem neoprene e cinco na categoria revezamento com neoprene. Clique aqui para conferir todas as travessias já realizadas. Números que reforçam o crescimento da ultramaratona aquática que vai se consolidando como um grande desafio para os atletas das águas abertas do Brasil.