Fim de semana de conquistas no Leme ao Pontal

Larissa Morato e Henrique Martins concluíram com sucesso a ultramaratona nas águas do Rio de Janeiro

17/12/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter

Quem esteve na Praia do Pontal no fim de semana teve a honra de poder ter assistido as duas últimas chegadas de atletas na Travessia do Leme ao Pontal. A prova de 36 km que liga os dois pontos da orla do Rio de Janeiro, encerrou sua temporada 2018 com mais duas tentativas na última janela do ano. E foram dois nadadores com perfis bem distintos: a jovem Larissa Morato, da Equipe Vem Nadar, e o experiente Henrique Martins da equipe de Samir Barel.

Quem caiu na água primeiro foi a jovem Larissa. Nadadora mais jovem a encarar a ultramaratona, a atleta de 19 anos partiu da Praia do Leme as 2h da manhã. Após 8h41min de braçadas e pernadas em um ritmo forte no mar da Cidade Maravilhosa, ela chegou em a Praia do Pontal bastante emocionada e se enrolou a uma bandeira de Minas Gerais. Além da superação e do feito histórico, ela ainda foi a mais rápida entre as mulheres na categoria solo com neoprene superando a antiga marca de Sabrina Mazzola.

No dia seguinte foi a vez de Henrique Martins cair na água para a que seria a última travessia da temporada 2018. Largando na madrugada de domingo, as 2h da manhã, o nadador de 48 anos decidiu fazer uma prova agressiva, mantendo em média um forte pace de 1min22s a cada 100 metros, dando cerca de 51 a 57 braçadas por minuto. Mantendo esse ritmo intenso ele completou a travessia com a boa marca de 8h17min. O tempo foi inclusive o terceiro mais rápido da história da prova na categoria solo com neoprene.

Com a conclusão dessas duas provas neste fim de semana, a Travessia do Leme a Pontal foi realizada 17 vezes em 2018. Ao todo foram oito na categoria solo sem neoprene, três na categoria solo com neoprene, uma na categoria revezamento sem neoprene e cinco na categoria revezamento com neoprene. Clique aqui para conferir todas as travessias já realizadas. Números que reforçam o crescimento da ultramaratona aquática que vai se consolidando como um grande desafio para os atletas das águas abertas do Brasil.

Tags

Águas abertas Henrique Martins Larissa Morato Leme ao Pontal LPSA natacao

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas