FINA convida, CBDA aceita, Nicholas Santos vai ao Mundial

Brasileiro estará em Gwangju para nadar os 50m borboleta e tentar o inédito título mundial na distância

08/06/2019 - Alexandre Pussieldi

Facebook Twitter
Nicholas Santos - Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA
Nicholas Santos - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Nicholas Santos - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Nicholas Santos - Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

* Texto publicado originalmente no Blog do Coach dia 8 de junho de 2019.

A CBDA publicou ontem um boletim convocando o nadador Nicholas Santos para o Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos de Gwangju. No boletim, a entidade indica que a FINA fez um convite expresso para que o nadador participasse da competição. Em e-mail, o diretor executivo da FINA, Cornel Marculescu, justifica o convite pelos “excelentes resultados de Nicholas na Copa dos Campeões”.

Nicholas venceu as três etapas da Copa dos Campeões na prova dos 50m borboleta e na etapa de Budapeste ainda fez o melhor tempo do mundo em 2019: 22s60.

No convite, fica expresso que a FINA irá arcar com todas as despesas de Nicholas no Mundial, e que ele possa ser incorporado a delegação brasileira que vai para Gwangju elevando a Seleção Brasileira agora para 22 atletas. Ao final da Copa dos Campeões em Indianápolis, Nicholas teve uma reunião com Marculescu explicando sua situação e pedindo apoio da entidade no seu intento de nadar o Mundial. O dirigente da FINA atendeu ao pedido do atleta encaminhando a correspondência e fazendo a oferta de arcar com as suas despesas.

Nicholas Santos – Foto: Arquivo pessoal

É importante que se destaque que o COB também já havia manifestado interesse em que Nicholas estivesse no Mundial, porém a CBDA optou por seguir as regras estabelecidas pelo Conselho Técnico Nacional que deixava as provas não-olímpicas de fora dos critérios de convocação. Com este pedido da FINA, e sem qualquer ônus ao estabelecido pela entidade, a CBDA aceitou o convite e aprovou a ida de Nicholas ao Mundial.

Mesmo sendo a entidade que rege a natação mundial e organizadora da competição, a FINA não teria autoridade para permitir a presença de Nicholas em Gwangju sem a anuência da CBDA. Presente em Mundiais desde Fukuoka, em 2001, este será o 9º Campeonato Mundial da carreira de Nicholas Santos. Nestas oito participações, Nicholas tem duas medalhas de prata nos 50m borboleta alcançadas nas duas últimas edições (Kazan-2015 e Budapeste-2017).

Tags

Alexandre Pussieldi CBDA Fina Gwangju-2019 natacao Nicholas Santos

Alexandre Pussieldi

Editor-chefe da Best Swimming e colunista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas