Final de semana também tem 14 Bis em São Paulo

52ª edição da tradicional ultramaratona aquática de 24 km acontecerá sábado no litoral norte do estado

07/11/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Maratona Aquática 14 Bis - Foto: Reprodução
Nadador em ação na 14 Bis - Foto: Wesley Barros

Nadador em ação na 14 Bis - Foto: Wesley Barros

Maratona Aquática 14 Bis - Foto: Reprodução

A 52ª edição da Maratona Aquática 14 Bis será realizada neste sábado (09) no litoral norte de São Paulo. A ultramaratona aquática, uma das mais tradicionais do país tem percurso de aproximadamente 24 km, com largada próxima ao Forte São João, em Bertioga, e chegada na Base Aérea de Santos.

Para a realização desse trajeto é necessária a vivência na modalidade, já que o nadador passará muito tempo na água. Os organizadores do evento são bastante criteriosos com os inscritos e exigem atestado médico e técnico, além de termo de responsabilidade para os nadadores e responsáveis pelos menores de idade. Para encarar uma travessia desse porte o atleta precisa estar preparado técnica e fisicamente.

Nesta edição estão confirmados grandes nomes da ultramaratona aquática do país como Patrícia Farias, Ana Lícia Maki Sudo, Vitoria Farabulini, Luiz Felipe Lebeis, Marcos Campos, Thiago Rebollo, entre outros. A prova, realizada pela Associação 14 Bis conta com o apoio do Comando da Aeronáutica, da Marinha do Brasil, da Praticagem de Santos, do Grupamento de Bombeiros Marítimos e das prefeituras de Bertioga e Guarujá. Veja abaixo a relação dos inscritos:

A prova foi disputada pela primeira vez em 1970 e coroou Mário Jorge Bello como o campeão inaugural. Depois, passou a ser realizada todos os anos, com exceção de 1984, e em 2000 adotou a divisão entre homens e mulheres.

Na edição de 2018, Luiz Felipe Lebeis e Ana Licia Maki Sudo foram os campeões. Lebeis teve uma disputa acirrada e superou dois pesos pesados das águas abertas nacional: Artur Pedroza e Glauco Rangel, o maior vencedor da história da prova. Já Ana Lícia venceu a prova pela quinta vez na carreira, adicionando a conquista aos feitos de 2004, 2006, 2011 e 2016. Ela soma ainda outros seis pódios na prova em 15 participações, fazendo dela a recordista no quesito ao lado de Glauco.

A entrega dos kits desta edição acontecerá na sexta-feira (08) no Forte São João, em Bertioga, das 10h às 17h. A largada da prova será às 7h30 do sábado. Clique aqui e veja o regulamento completo da competição.

Tags

Águas abertas Maratona Aquática 14 Bis natacao ultramaratona aquática

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas