Florent Manaudou deixa a natação para jogar handball

28/09/2016

Facebook Twitter

Uma bomba caiu no mundo da natação esta semana com o anuncio que Florent Manaudou fez ao dizer que dará uma pausa na natação competitiva para se dedicar a uma de suas grandes paixões: o handball. O francês já havia revelado que tinha como objetivo atuar profissionalmente nesta modalidade e contamos isso aqui na SWIM CHANNEL. Apaixonado pelo esporte de quadra, que praticou por dez anos, o gigante francês já esta treinando com a equipe do Aix en Provence. Já assistimos na história alguns nadadores trocarem de modalidade, porém, o mais comum é deixar a natação para se dedicar a outros esportes aquáticos como o pólo aquático ou o nado sincronizado.

Recentemente podemos nos lembrar de Michael Phelps. Ao deixar as piscinas depois de se consagrar em Londres-2012 ele tinha entre suas atividades pós-natação o hobby de jogar golfe. Ele disputou competições amadoras e até cogitou atuar profissionalmente, mas após um tempo resolveu voltar a nadar. Outro caso que deve acontecer em breve é do americano Tyler Clary. Campeão olímpico em Londres-2012, o americano já revelou que pretende se dedicar futuramente ao automobilismo e chegar a Nascar, seu sonho de infância.

Phelps quase seguiu carreira profissional no golfe - Foto: Reprodução

Phelps quase seguiu carreira profissional no golfe – Foto: Reprodução

Na natação o cinema é uma atividade que costuma atrair nadadores. O americano Johnny Weissmuller tem feitos incríveis nas piscinas. Foi bicampeão olímpico dos 100m livre e primeiro homem a nadar a distância abaixo do minuto, além de ter sido jogador de pólo aquático. Porém, é conhecido popularmente pelo público leigo como o Tarzã do cinema. Já o italiano Carlo Pedersoli também teve uma bela carreira na piscina disputando duas Olimpíadas, mas se eternizou mesmo como Bud Spencer, e fez sucesso no cinema italiano e em Hollywood . No Brasil tivemos o caso de Rômulo Arantes, que após deixar a natação se tornou um ator de sucesso nas novelas da TV Globo até falecer em um acidente aéreo.

Mudar radicalmente de uma modalidade para outra totalmente diferente não é novidade no universo esportivo. O exemplo mais famoso aconteceu com Michael Jordan. Maior jogador da história do basquete, o americano deu um tempo nas quadras para se dedicar ao baseball. Alegando estar desmotivado do basquete e para realizar o sonho do pai, que havia sido assassinado nesta época e sempre sonhou em ver o filho com um taco na mão, ele atuou por um ano e meio em equipes das ligas menores de baseball e após uma passagem frustrante resolveu retornar as quadras para se eternizar. O atletismo reúne muitas história de troca drásticas como Marion Jones que atuou no basquete americano, Jean Galfione que virou iatista e Lolo Jones que passou a correr de bobsled. E Jason Statham um dos atores mais famosos atualmente foi atleta de saltos ornamentais tendo disputado eventos internacionais.

Michael Jordan se arriscou no Baseball - Foto: Getty Images

Michael Jordan se arriscou no Baseball – Foto: Getty Images

Manaudou não mencionou a palavra aposentadoria em sua carta publicada em seu perfil do Facebook, apenas disse que dará um tempo. Ou seja, existe a possibilidade de vermos novamente o gigante francês nas piscinas. Citando os regressos vitoriosos de Anthony Ervin e Michael Phelps após breves paradas em suas carreiras, Manaudou pode quem sabe se inspirar nos dois campeões olímpicos para retornar um dia as piscinas. Porém, tudo vai depender do sucesso de sua nova carreira no handball.

Por Guilherme Freitas

Tags

curiosidades Florent Manaudou handball natacao