França abre temporada em busca de recomeço

Após um período de glórias, franceses encaram entre safra de gerações em busca de espaço na natação internacional

02/02/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Mehdy Metella - Foto: L'Equipe

Mehdy Metella - Foto: L'Equipe

O mês de Janeiro foi bastante agitado com competições abrindo os serviços da temporada nos Estados Unidos, Austrália, Japão, Holanda e Luxemburgo. Agora é a vez da França iniciar seu calendário com a primeira etapa do FFN Golden Tour Camille Muffat, que tem início hoje na cidade de Nice. O evento marca também o início de um novo ciclo para a França que vive uma época de entre safra e busca encontrar em suas piscinas novos candidatos a ídolos e estrelas internacionais.

Após um período glorioso entre 2004 e 2016, quando conquistou 22 medalhas olímpicas e 41 medalhas em Campeonatos Mundiais de piscina longa, a natação francesa passa por um período de vacas magras. Com as recentes aposentadorias de nomes como Florent Manaudou, Yannick Agnel, Camille Lacourt e Coralie Balmy, a equipe perdeu espaço no competitivo cenário internacional. No Campeonato Mundial de Budapeste no ano passado o desempenho foi fraco em comparação com outras temporadas conseguindo apenas duas medalhas, sendo apenas uma em prova olímpica. O outrora poderoso revezamento 4x100m livre masculino sequer conseguiu índice para ir a Budapeste.

Por isso 2018 será um ano de recomeço para os franceses. Novos nomes deverão surgir neste ciclo olímpico e as etapas do Golden Tour serão ótimas vitrines para acompanhá-los. Neste primeiro giro em Nice, 381 nadadores disputarão a competição, sendo a grande maioria franceses. Os principais destaques são os mais veteranos de seleção francesa como Mehdy Metella, medalhista de bronze em Budapeste nos 100m livre e os medalhistas olímpicos Jeremy Stravius e Charlotte Bonnet.

Em Nice também estarão alguns atletas estrangeiros com destaque para a dupla britânica James Guy e Jaz Carlin e o húngaro David Verraszto. O Golden Tour terá ao todo três etapas esta ano com encerramento em Marselha no mês de abril. O famoso circuito francês foi rebatizado em homenagem a campeã olímpica Camille Muffat que morreu em um acidente aéreo em 2015. Para acompanhar os resultados em tempo real do Golden Tour de Nice clique aqui.

Tags

Charlotte Bonne Golden Tour Camille Muffat Jeremy Stravius Mehdy Metella natacao natação francesa

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas