Francês quer ser o primeiro a atravessar o Pacífico a nado

Benoît Lecomte pretende completar os 9.000 km que separam o Japão dos Estados Unidos em até seis meses

10/06/2018 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Benoît Lecomte - Foto: Site oficial do evento

Benoît Lecomte - Foto: Site oficial do evento

O nadador francês Benoît Lecomte de 51 anos, começou na última terça-feira (05) em Choshi, no Japão, um desafio a nado rumo a outra ponta do Oceano Pacífico em São Francisco, na Califórnia. Lecomte foi o primeiro homem a atravessar o Oceano Atlântico há 20 anos e quer fazer história novamente. A intenção do nadador é chamar atenção para as condições dos mares.

Em 1998, Lecomte nadou de Hyannis, em Massachusetts, até Quiberon, na costa francesa, em um percurso de 6.400 km completos em 73 dias. Desta vez, o percurso é de 9.000 km e a expectativa é que ele seja realizado em seis meses. O ultramaratonista aquático nadará por oito horas seguidas e depois descansará no veleiro com sua equipe durante os 180 dias previstos.

Benoît Lecomte durante a ultramaratona – Foto: Site Oficial

Logo no primeiro dia de aventura o nadador encontrou pela frente um tubarão. Lecomte conta essa e outras aventuras do dia-a-dia no site do desafio, como se fosse um diário. Além deste canal, ele mostra todas as novidades e surpresas do trajeto nas suas redes sociais. Pesquisas da página oficial do projeto revelam que todos os anos entre 1,15 e 2,41 milhões de toneladas de plástico são lançadas ao mar.

Lecomte se preparou durante sete anos para realizar esta prova e nadará com um equipamento especial. Durante o percurso, o nadador utilizará uma roupa de neoprene, um monitor cardíaco, uma pulseira que repele tubarões e um aparelho que irá medir os níveis de radioatividade da água.

O francês nadará pela chamada “Ilha de Lixo do Pacífico”, que é caracterizada por águas com resíduos e plásticos. Sua equipe irá estudar amostras dessa parte do Oceano e empresas como a NASA e a Woods Hole Oceanographic Institution ajudarão nas pesquisas a bordo. Assista abaixo o teaser da aventura:

Tags

Águas abertas Benoît Lecomte natacao Oceano Pacífico ultramaratona aquática

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas