Roma

Gabriel Romano e Catarina Ganzeli triunfam na Fuga das Ilhas

Nadadores venceram a edição 2019 da tradicional travessia que registou a presença de 3 mil atletas na Barra do Sahy

09/12/2019 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Fuga das Ilhas 2019 - Foto: Reprodução
Pódio masculino da Fuga das Ilhas - Foto: Reprodução/Instagram

Pódio masculino da Fuga das Ilhas - Foto: Reprodução/Instagram

Fuga das Ilhas 2019 - Foto: Reprodução

Aconteceu neste domingo mais uma edição da tradicional Travessia da Fuga das Ilhas, a mais famosa e consagrada prova de São Paulo presente no calendário de águas abertas. Sendo realizada por nadadores amadores e de alta performance, a prova no litoral norte paulista é bastante simples, já que os nadadores precisam realizar literalmente uma travessia. Eles são levados de escunas até As Ilhas, de onde parte rumo a Praia da Barra do Sahy já no continente. O trajeto tem 2 km percurso e neste ano pela primeira vez tivemos uma categoria de elite, reservada para nadadores conhecidos e com vasta experiência nas águas abertas.

Na prova masculina a chegada foi eletrizante com os três primeiros colocados disputando a vitória até a última braçada. Melhor para Gabriel Romano que venceu com o tempo total de 22min43s. Gabriel é atleta de piscina da Unisanta e fez sua estreia nas águas abertas. No último Trofeu Brasil ele foi 4º colocado nos 200m costas. Atrás dele dois nomes veteranos nas águas abertas: o vice-campeão Bruno Yamamoto com 22min46s e o terceiro colocado e editor-chefe da SWIM CHANNEL, Patrick Winkler com 22min50s. O pódio foi completado por Joir dos Santos na quarta colocação com 23min17s e Wanderley Santos em quinto lugar com 24min26s. Assista abaixo o momento da chegada da prova masculina.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Swim Channel (@swimchannel) em

Entre as mulheres a grande campeã foi Catarina Ganzeli. A ultramaratonista aquática fez valer seu favoritismo, fazendo uma brilhante prova e nadando muito forte com o tempo de 22min55s, terminando inclusive na quarta colocação geral e bem próxima do trio que chegou na frente na prova masculina. A vice-campeã geral foi a jovem Vitória Farabulini com 23min42s e Giovanna Menezes terminou em terceiro lugar com 23min58s. Também foram ao pódio das nadadoras Claudia Carrapatoso e Zoe Ximenis, na quarta e quinta posição respectivamente com os tempos de 27min38s e 27min54s.

Ao todo quase 3 mil nadadores estiveram presentes na Praia da Barra do Sahy para disputar a tradicional travessia da Fuga das Ilhas, que ano passado acabou não sendo realizada devido as condições climáticas e também foi o ponto final do Desafio Speedo 40. Inclusive, alguns nadadores participaram daquela ação voltaram esse ano para a Barra do Sahy e puderam nadar pela primeira vez a prova.

A Fuga das Ilhas também faz parte do Circuito Acqua, sendo a mais famosa e desejada pelos atletas. A tradicional prova também tem patrocínio da Speedo e os resultados completos da travessia já foram disponibilizadas no site do Ativo.com, a responsável pela organização da prova. Para conferir todos os tempos clique aqui.

Pódio feminino da Fuga das Ilhas – Foto: Reprodução/Instagram

 

Nadador morre após mal súbito

O dia também foi de luto na Barra do Sahy após uma fatalidade envolvendo o nadador Leandro Soares Ferreira de Embu das Artes de 34 anos. Ele sofreu um mal súbito e veio a falecer momentos antes da largada da travessia. O atleta entrou na água e deu algumas braçadas para aquecer, quando se sentiu mal. Ele pediu ajuda ao bote de segurança e foi retirado da água.

Ainda no barco ele desmaiou e sofreu convulsões. Os bombeiros que o resgataram seguiram o procedimento de primeiros socorros e fizeram massagem cardíaca para tentar reanimá-lo. Ele foi colocado na ambulância e seguiu para o pronto socorro, mas não resistiu e veio a falecer. Ainda não se sabe o motivo da morte do nadador que só deverá ser solucionada após autópsia.

Tags

Águas abertas Barra do Sahy Catarina Ganzeli Fuga das Ilhas Gabriel Romano natacao

Notícias relacionadas