Gabriel Santos pego no exame antidoping

Nadador do Pinheiros e da seleção brasileira teve anunciado nesta terça-feira exame positivo para substância clostebol

25/06/2019 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Gabriel Santos - Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Gabriel Santos - Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Gabriel Santos, nadador da seleção brasileira que disputará o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju e os Jogos Pan-Americanos de Lima, foi pego em um exame antidoping nesta terça-feira. De acordo com reportagem do Globo.com, Gabriel testou positivo para a substância clostebol em um exame de urina feito no dia 20 de maio fora de competição.

Anabólico sintético, clostebol é considerado uma substância ilegal pela Agência Mundial Antidoping (WADA). A substância é encontrada em algumas pomadas cicatrizadoras, por exemplo. Foi o caso do nadador olímpico, Henrique Rodrigues que também testou positivo para clostebol em 2017 após utilizar uma pomada que continha o corticoide. Henrique foi suspenso por um ano.

Gabriel Santos – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Gabriel já foi notificado do resultado e tem direito de solicitar uma contraprova ao laboratório (que fica no Canadá) responsável pela análise do exame. O nadador tem dez dias para pedir a contraprova a Federação Internacional de Natação (FINA) e corre o risco de ser desconvocado do Mundial de Gwangju e do Pan de Lima. Tanto a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) já foram notificadas.

Até o momento nem o atleta, seu clube (Esporte Clube Pinheiros) ou a CBDA se manifestaram sobre o caso positivo do nadador.

Tags

exame antidoping Gabriel Santos natacao seleção brasileira

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas