Glauco Rangel: o maior campeão da 14 Bis

06/09/2017

Facebook Twitter

No dia 11 de novembro acontece e edição 50 da tradicional Maratona Aquática 14 Bis, evento de águas abertas que é disputado desde 1970 nas águas do Canal de Bertioga, no estreito de água que separa as cidades de Bertioga e Santos, no litoral norte de São Paulo. Com 24 km de percurso a prova tem largada no Forte São João, em Bertioga e chegada esta prevista para a rampa de acesso da Base Aérea de Santos (BAST). Com tantas décadas de história hoje vamos relembrar aqui quem é o maior campeão desta competição.

Ninguém ganhou mais do que Glauco Rangel. O nadador paulista é até hoje o maior campeão da prova somando incríveis sete vitórias. O primeiro triunfo aconteceu em 1998 quando ele completou os 24 km em 5h37min00s. Entre 2000 e 2002 nadador engatou uma sequência de três títulos consecutivos e o melhor resultado veio em 2002 quando Glauco tornou-se o primeiro homem a concluir a prova abaixo das 5 horas: 4h52min25s e novo recorde da Maratona Aquática 14 Bis.

Glauco Rangel é heptacampeão da 14 Bis - Foto: Reprodução

Glauco Rangel é heptacampeão da 14 Bis – Foto: Reprodução

Os outros três títulos de Glauco aconteceram em 2007, 2009 e 2011. A última conquista foi também especial já que ele voltou a bater o recorde da prova conseguindo o troféu de campeão com o tempo de 4h30min27, marca que vigorou como melhor tempo da história até o ano seguinte. Glauco também ostenta outra marca simbólica: ele é o atleta com maior tempo de intervalo entre a primeira e a última vitória: são 13 anos entre 1998 e 2011. Glauco também faz parte de um seleto grupo: o dos tricampeões consecutivos da 14 Bis ao lado de Mario Jorge Bello, Liz Jandui Baptista, Marcos Campos e Thais Sant’Ana.

A Maratona Aquática 14 Bis é disputada anualmente por centenas de nadadores e conta com muitos parceiros para ser realizada. Além da Associação 14 Bis que é a responsável pela prova, o evento tem apoio do Comando da Aeronáutica, da Marinha do Brasil, da Praticagem de Santos, do Grupamento de Bombeiros Marítimos e das Prefeituras de Bertioga e Guarujá. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do serviço de inscrição de prova da SWIM CHANNEL clicando aqui. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de outubro e o primeiro lote encerra-se dia 15 de setembro.

Por Guilherme Freitas

Tags

14 Bis Águas abertas Associação 14 Bis Canal de Bertioga Glauco Rangel Maratona Aquática 14 Bis Marcos Campos natacao Thais Sant'Ana