Glauco Rangel conclui a Travessia do Canal da Mancha

Experiente nadador brasileiro completou o desafio em 10h40min naquele que foi o maior desafio de sua carreira

11/08/2020 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Vista aérea do Estreito de Dover, no Canal da Mancha - Foto: Reprodução
Glauco Rangel - Foto: Reprodução

Glauco Rangel - Foto: Reprodução

Vista aérea do Estreito de Dover, no Canal da Mancha - Foto: Reprodução

Glauco Rangel concluiu na manhã desta terça-feira a Travessia do Canal da Mancha. O nadador completou a travessia de número 41 do Brasil na prova de 36 km, considerada uma das mais desafiadoras e perigosas do mundo. Glauco concluiu a prova entre a Inglaterra e a França em aproximadamente 10h40min, segundo seu técnico Igor de Souza.

O nadador, que fez uma campanha online para arrecadar recursos para a viagem, saiu por volta das 2h da manhã da Inglaterra horário local (22h no horário de Brasília) e chegou na manhã desta terça a costa francesa por volta das 9h15 da manhã no horário brasileiro. Glauco foi acompanhado pelo treinador e diretor de marketing da Speedo, Igor de Souza.

“Deu tudo certo, graças a Deus e quero dizer muito obrigado à torcida. Muito obrigado pela colaboração. Sem vocês nada disso seria possível. Fiz meu melhor e estou muito feliz”, disse Glauco após a conclusão da travessia. O nadador chegou na Inglaterra no final do mês passado e precisou passar por um período de isolamento antes de autorização para poder treinar.

Glauco Rangel é um dos principais nomes da ultramaratona aquática no Brasil. Ano passado, para a realização da Travessia do Leme ao Pontal (35 km), Rangel  foi surpreendido com uma ação entre amigos na “vaquinha online” para a realização da prova, que foi concluída com sucesso Dando continuidade ao projeto, os amigos, alunos e apoiadores decidiram ajudar o nadador na realização de um sonho: a Travessia do Canal da Mancha.

Além dos rigorosos treinamentos passados por Igor, Glauco nadou a ultramaratona Desafio Por do Sol de 45 km na Ilha do Mel como preparação para o desafio na Europa. Ele foi acompanhado na aventura por Thiago Rebelo e Alan Viana que irão fazer a Travessia do Canal da Mancha ano que vem.

Nadador federado desde 1981 e professor e técnico de natação, Glauco é tricampeão da Maratona Internacional do México, vice-campeão da Travessia dos Fortes e tem sete vitórias na tradicional Maratona Aquática 14 Bis (24 km), além de ser recordista da Travessia do Leme ao Pontal na categoria solo sem traje de neoprene com a marca de 7h13min39s em 2018.

Este ano antes de Glauco, no dia 30 de julho, outros dois nadadores do país concluíram com sucesso a travessia do Canal da Mancha: Marcio Junqueira, primeiro capixaba a realizar a travessia e a paranaense Mariana Chevalier, mais jovem brasileira a completar o desafio. Leia mais aqui. Para mais detalhes sobre a Travessia do Canal da Mancha visite o site oficial da prova. E caso queira obter detalhes da história da ultramaratona compre a edição #32 da SWIM CHANNEL, especial sobre o Canal da Mancha, clicando aqui.

Tags

Águas abertas Glauco Rangel Igor de Souza natacao Travessia do Canal da Mancha

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas