Roma

Grupo de nadadores completa a Volta à Nado do Arquipélago de Alcatrazes

29/12/2017

Facebook Twitter

Os sete nadadores que fizeram a travessia – Foto: Toni Nogueira

Um seleto grupo de nadadores de águas abertas fez história na última quarta-feira ao concluir com sucesso em cerca de 3h30min a 1ª Volta à Nado do Arquipélago de Alcatrazes, que teve um total de 7,5 km nadados na costa de São Sebastião (SP). A equipe foi composta pelos seguintes nadadores: Igor de Souza, Marta Izo, Harry Finger, Marcelo Salavee, Jacques Abram, Gilberto Bucholtz e Ricardo Augusto de Oliveira.

Antes de encarar o desafio, a equipe recebeu orientações da Marinha e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidades (ICMBio) e foram levados em um barco até o ponto de partida. Ao todo, a travessia foi tranquila e durante boa parte do percurso os nadadores tiveram condições climáticas favoráveis. Em uma parte da prova chegaram a encarar ondas maiores e correnteza contra, mas tiveram ao longo de todo o trajeto suporte de caiaques de apoio.

Os sete nadadores na água - Foto: Fabrizio Gallas

Os sete nadadores na água – Foto: Toni Nogueira

Os sete nadadores, além descreverem o evento como uma excelente oportunidade para se divertirem dentro d’água, destacaram as belezas naturais da região conhecida pelas ricas faunas e floras. O Arquipélago de Alcatrazes está localizado a 40 km da costa da cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, e é também considerado como um dos locais com maior biodiversidade do Brasil e que em 2018 será reaberto para ecoturismo depois de três décadas de posse da Marinha que utilizava o local para prática de exercícios militares.

A 1ª Volta à Nado de Alcatrazes foi apenas o segundo evento esportivo realizado no local. Ela teve parceria do ICMBio, que forneceu a autorização e curso sobre a preservação aos nadadores. Hoje o local é a segunda unidade de proteção marinha mais importante do Brasil, oficialmente chamado de Refúgio da Vida Silvestre Arquipélago dos Alcatrazes e o Governo Federal já publicou uma portaria autorizando sua reabertura ao público a partir de 2018.

Colaborou com informações Fabrizio Gallas

Por Guilherme Freitas

Tags

Águas abertas Arquipélago de Alcatrazes Harry Finger Igor de Souza Marta Izo natacao