Guilherme Guido lança metodologia em parceria com a Swim & Health

09/06/2017

Facebook Twitter

Guilherme Guido e Marcos Ruivo durante evento – Foto: Reprodução

Guilherme Guido tem um novo desafio pela frente. Daqui a pouco mais de um mês ele estará novamente representando a seleção brasileira em um Campeonato Mundial. Mas não é sobre este desafio de que estamos falando. O nadador olímpico apresentou ontem durante um evento em São Paulo suas próximas braçadas, ou passos, fora das piscinas. Em parceria com professor Marcos Ruivo, criador da metodologia de natação positiva Swim & Health, ele lançou sua parceria com a empresa visando um novo projeto ao mercado da natação brasileira e que já atua hoje em algumas academias e clubes do país.

Esta metodologia tem como objetivo permitir com que o aluno adquira uma base de nado fazendo com que ele nade com alto nível técnico desde o começo do programa. Dessa forma a metodologia evita a necessidade de correções nos níveis mais avançados conforme o jovem vai melhorando. Ao todo são 64 objetivos que os alunos tem que atingir através de seis diferentes níveis que são representados por cores de toucas. Ruivo utilizou em sua metodologia estudos de pesquisadores como Skinner, Jung e Vygotsky e os adaptou para sua ideia de utilizar 28 tipos de animais para representar um novo nível e desafio para as crianças que querem sempre crescer e se identificar com alguns dos animais presentes na metodologia.

Guilherme Guido tem novo desafio fora d'água - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Guilherme Guido tem novo desafio fora d’água – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Esse modelo é positivo pois gera mais empenho para as crianças buscarem aprendizado, além da melhora da autoestima. Isso tudo porque eles se motivam para seguir evoluindo ao longo da vida aquática e trabalhando em equipe já que existem muitas dinâmicas interativas em grupo. As crianças fazem ações como premiar e saudar os colegas que avançam de nível e colocar suas fotos no hall da fama que fica exposto a todos os colegas. “A metodologia foi muito bem estruturada e com esta parceria estou realizando um sonho que é poder ajudar a melhorar a natação brasileira. Quem sabe não colhemos alguns frutos desse projeto no futuro revelando bons nomes que um dia cheguem a Olimpíada. Mas o principal é ajudar a difundir e melhorar a nossa natação”, disse Guido.

Além da apresentação da metodologia foi lançado no evento o livro “Elogiar para nadar”, autoria de Marcos Ruivo que mostra a estrutura e métodos do Swim & Health. O lançamento da parceria contou ainda com a presença de vários nadadores e técnicos do Esporte Clube Pinheiros, equipe de Guido, e outros amigos do nadador como Nicholas Santos, Flavia Delaroli e Thiago Pereira. Para mais detalhes e informações sobre a metodologia acesse o site oficial clicando aqui.

Por Guilherme Freitas

Tags

Guilherme Guido Marcos Ruivo metodologia natação infantil Swim & Health