Guilherme Maia será destaque em competição para surdos

O Open PanAmericano de Natação reunirá atletas do continente com deficiência auditiva em Guayaquil

10/09/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
O nadador Guilherme Maia - Foto: Reprodução
O nadador Guilherme Maia - Foto: Reprodução

O nadador Guilherme Maia - Foto: Reprodução

O nadador Guilherme Maia - Foto: Reprodução

Durante os dias 17 a 20 de setembro, a cidade equatoriana de Guayaquil será sede do Open PanAmericano de Natação, competição voltada exclusivamente para os nadadores deficientes auditivos. Para participar deste evento o atleta precisa se enquadrar nos critérios que avaliam o grau de deficiência, método similar ao utilizado pela natação paralímpica. Neste caso os nadadores precisam ser surdos com perda de audição bilateral acima de 55dB (decibéis) em ambos ouvidos. Entre eles esta um dos principais nomes da modalidade no país: Guilherme Maia.

Natural de Santos e formado em Educação Física, Guilherme é um dos principais atletas com deficiência auditiva do Brasil em todas as modalidades. Com surdez profunda bi-lateral, ele começou a nadar ainda na infância em sua cidade natal. Após evoluir nas piscinas e tomar conhecimento dos eventos para atletas com deficiência auditiva ele passou a representar o Brasil em competições internacionais e colecionar resultados expressivos.

O nadador Guilherme Maia – Foto: Reprodução

É de Guilherme, inclusive, o melhor desempenho do esporte brasileiro na Surdolimpíada, a versão dos Jogos Olímpicos para atletas deficientes auditivos. Na edição de Samsunno em 2017, ele conquistou a inédita medalha de ouro do país na competição ao vencer os 200m livre com o tempo de 1min52s55. Além desse feito, ele já havia conquistado outras quatro medalhas em Surdolimpíadas e se prepara para o Campeonato Mundial da categoria do ano que vem que acontecerá em São Paulo.

Além da natação, Guayaquil receberá também no mesmo período o Pan-Americano de atletismo e tênis de mesa. As seleções são organizadas pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) e o evento fica a cargo da Pan American Sports for the Deaf (PANAMDES). Para maiores informações visite o site da CBDS clicando aqui.

Tags

Guilherme Maia natacao natação para surdos Open PanAmericano de Natação Surdolimpíadas

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas