Os ex-nadadores franceses Camille Lacourt, Jeremy Stravius e Gregory Mallet são os patrocinadores de um novo clube privado chamado Les Etoiles, ou em português: As Estrelas, que tem sede em Hauts-de-Seine, no subúrbio de Paris. O objetivo do grupo é apoiar jovens nadadores na sua vida desportiva profissional. Com estrutura financiada via capital privado, o clube pretende apoiar jovens nadadores em sua vida esportiva e profissional visando os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Como diretores do projeto estão Étienne Passani, diretor executivo adjunto da Eiffage Immobilier e Lazreg Benelhadj, presidente do Stade de Vanves. Os ex-atletas da seleção francesa Lacourt, Stravius e Mallet fazem parte do projeto como patrocinadores e conselheiros. Já o comando técnico fica por parte de Olivier Sangaria que vem desenvolvendo talentos nas categorias de base.

Jeremy Stravius e Camille Lacourt – Foto: L’Équipe
“A ambição era montar um grande clube em Paris no início do ano letivo com jovens nadadores e, para apoiá-los, contamos com algumas pessoas mais experientes que podem trazer suas vivências e eu sou um deles. Às vezes também estarei presente em competições, não de alto nível, mas como os interclubes, um revezamento no Campeonato Francês, alguns encontros, etc. Acredito nisso porque é um projeto ambicioso e não quero perder a forma física. Ainda sou um competidor e adoro isso”, disse Stravius em entrevista ao jornal L’Equipe, campeão olímpico com o 4x100m livre em Londres-2012 e que se aposentou das piscinas esse ano.
O trio já confirmou presença nos treinamentos de sua nova equipe nesta semana na cidade de Vaison-la-Romaine, na região x. O time está reunido no local para realizar seu primeiro training camp de pré-temporada e a presença dos ex-atletas da seleção servirá como motivação para os jovens atletas do Les Etoiles.