Roma

Ilhas Cagarras Adventure tem alteração no regulamento

Agora cada equipe de revezamento poderá inscrever até três nadadores ao invés de cinco; inscrições para desafio já estão abertas

08/01/2021 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
As Ilhas Cagarras - Foto: Reprodução
As Ilhas Cagarras - Foto: Reprodução

As Ilhas Cagarras - Foto: Reprodução

As Ilhas Cagarras - Foto: Reprodução

A primeira edição do desafio das Ilhas Cagarras Adventure tem uma novidade. O evento, que vai acontecer nos dias 6 e 7 de fevereiro, alterou o número limite de integrantes dos revezamentos que nadarão os 5 km entre as Ilhas Cagarras e a Praia de Ipanema na costa carioca. Antes eram permitidos cinco atletas por equipe e agora cada revezamento poderá inscrever até três atletas.

As inscrições para o evento da X3M foram abertas nesta quinta-feira e podem ser feitas aqui. Ao todo serão permitidas 33 equipes e quando este número máximo for atingido, as inscrições se encerrarão automaticamente. Já o regulamento de disputa da prova não foi afetado e os times participantes devem cruzar a linha de chegada com todos os seus membros juntos.

Banner das Ilhas Cagarras Adventure – Foto: Reprodução

A estratégia para este tipo de prova varia de equipe para equipe e cabe ao time definir o que fazer. Por exemplo, equipes podem colocar um nadador na frente para puxar os demais que vem em sua esteira ou podem nadar todos juntos, lado a lado no mesmo ritmo. Lembrando que cada revezamento também é livre para escolher se os integrantes (um ou mais atletas) usarão ou não palmar e/ou pé de pato.

Este formato em trio é bastante semelhante com a versão utilizada pela Federação Internacional de Natação (FINA) entre os Campeonatos Mundiais de 2011 e 2015.  Neste campeonatos os três nadadores de cada seleção nadavam o percurso de 5 km juntos e as três equipes que faziam a prova mais equilibrada subiam o pódio. O Brasil inclusive, tem duas medalhas neste período com Poliana Okimoto, Allan do Carmo e Samuel de Bona em Barcelona-2013 e com Ana Marcela Cunha, Allan do Carmo e Diogo Villarinho em Kazan-2015.

Logo da Ilhas Cagarras Adventure – Foto: Reprodução

Além da prova haverá algumas palestras no sábado dia 6 com a participação do nadador olímpico e deputado federal Luiz Lima, do nutricionista esportivo Dr. Rafael Brasília, do coordenador do triathlon e paratriathlon nos Jogos-Rio 2016 e organizador do primeiro SwimRun no Brasil Fabio Scandariam e do ex-comandante do BOPE René Alonso. No mesmo dia e local (Hotel Fairmont) haverá a entrega dos kits e um simpósio técnico aos nadadores. Após a prova o atletas poderão usufruir do serviço de recovery do CareClub em Ipanema.

Para mais detalhes acesse: https://ilhascagarrasadventure.com.br/.

Tags

Águas abertas natacao Rio de Janeiro Travessia das Cagarras 2021

Notícias relacionadas