Inglês quebra recorde nadando costas na Travessia do Canal da Mancha

Nik Haynes completou a famosa travessia em 12h52min sendo o terceiro nadador a concluir o percurso no estilo costas

31/08/2020 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Nik Haynes - Foto: Katia Vastiau
Nik Haynes - Foto: Katia Vastiau

Nik Haynes - Foto: Katia Vastiau

Nik Haynes - Foto: Katia Vastiau

O inglês Nik Haynes entrou para a história da Travessia do Canal da Mancha ao quebrar o recorde nadando o estilo de costas em todo trajeto da prova, considerada uma das mais difíceis do mundo. O nadador já havia tentado atravessar o Canal da mesma forma em 2015, mas teve que desistir devido à hipotermia. Desta vez, as condições da água eram mais favoráveis e permitiram a Haynes atravessar com segurança.

A travessia foi feita no dia 7 de agosto e o inglês completou a travessia em 12h52min, uma distância de 21 milhas (quase 34 quilômetros), quebrando assim o recorde masculino estabelecido por Haydn Welch que em 1993 nadou de costas em 17h02min. Com o recorde, Nik Haynes também superou a marca feminina de costas que pertence a americana Tina Neill com 13h22min.

Haynes descreveu a natação como “surreal” e disse que “se sentiu muito, muito feliz” por finalmente ter alcançado seu objetivo. Ele disse que se sentiu afortunado por ter completado o desafio porque o tempo estava quente, embora ele tenha sofrido queimaduras solares. O nadador disse que espera que seus esforços continuem a inspirar seus alunos a serem resilientes e a continuar tentando sempre que encontrarem desafios na vida. Assista abaixo parte da travessia:

 

Com a tentativa de cruzar o Canal o professor de natação buscava arrecadar dinheiro para a WaterAid, uma organização sobre a qual ele leciona há décadas. Haynes arrecadou mais de £ 4 mil que serão usados ​​para ajudar a WaterAid a cumprir seu objetivo de tornar a água e a boa higiene acessíveis a todos.

Haynes nadou em média uma milha (cerca de 1.609 metros) a cada 36 minutos encarando a correnteza e algumas ondas, além é claro da navegação que foi uma das maiores dificuldades que ele encarou pelo caminho. Com esse feito, o inglês se junta a Haydn Welch e Tina Neill que são as únicas três pessoas a cruzar o Canal da Mancha nadando costas.

E quem acha que as aventuras de Haynes terminaram estão enganados. Em 2015, ele completou um triatlo de Iron Man e disse que talvez em 2025 parta para um novo desafio. “Parece que a cada cinco anos sinto vontade de fazer algo diferente. Um grande obrigado à minha família e à minha equipe de apoio que estava no barco comigo”, disse Haynes.

Tags

Águas abertas Canal da Mancha natacao Nik Haynes

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas