Roma

Investindo na natação por paixão

Pedro Monteiro conta um pouco mais de como é trabalhar com a modalidade, além de falar sobre a criação da Effects Sport e do Rei e Rainha do Mar

02/05/2019 - Patrick Winkler

Facebook Twitter
Rei e Rainha do Mar - Foto: Reprodução
Rei e Rainha do Mar - Foto: Vitor Silva/SSPress

Rei e Rainha do Mar - Foto: Vitor Silva/SSPress

Rei e Rainha do Mar - Foto: Reprodução

Você já conheceu um pouco mais sobre Pedro Monteiro, atual diretor da Effect Sport e ex-nadador da seleção brasileira. Após encerrar sua trajetória nas piscinas, Pedro resolveu criar uma agência de marketing esportivo ligada a grandes marcas e buscando soluções sob medida para seus clientes. Nascia a Effect Sport que tornou-se uma referência com o passar dos anos e hoje promove o principal evento de esportes de praia do Brasil: o Rei e Rainha do Mar.

Nesta entrevista, Pedro fala sobre o nascimento da empresa, da criação do Rei e Rainha do Mar e sobre como é o mercado de grandes eventos esportivos no Brasil.

SWIM CHANNEL: Você teve uma destacada carreira na natação universitária americana. Qual sua formação acadêmica?
PEDRO MONTEIRO: Sou formado em economia pela Kenyon College, de Ohio, no Estados Unidos.  Tenho também um MBA em Finanças e Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aqui no Rio de Janeiro.

Pedro Monteiro (de camisa branca) com atletas do Rei e Rainha do Mar – Foto: Satiro Sodré/SSPress

SWIM CHANNEL: E como foi o nascimento da Effect Sports e do Rei & Rainha do Mar? Eles foram criados juntos?
PEDRO MONTEIRO: A Effect nasceu em 2008, um ano antes da primeira edição do Rei e Rainha do Mar. O primeiro Rei e Rainha do Mar aconteceu em 2009 a partir do Desafio do Leme ao Pontal. Em 2008 o Luiz Lima  foi o primeiro atleta a nadar o percurso e inaugurou o desafio. Em 2009, já com Effect no mercado, lançamos o “Rei do Mar”, dedicado a atletas amadores que depois foi crescendo até se tornar o maior festival de esportes de praia do Brasil. A Effect Sport nasceu em 2008 e hoje atende grandes marcas apaixonadas por inovação. Alguns dos clientes que temos hoje são Nike, Gatorade, NBA, FIBA, Comitês Olímpicos, entre outros.

SWIM CHANNEL: Porquê investir na natação? É paixão? É rentável?
PEDRO MONTEIRO: É completamente paixão e infelizmente não é tão rentável. O mercado está cada vez mais difícil, mas trabalhar com o esporte que se ama faz a diferença. As modalidades aquáticas crescem a cada dia em termos de apaixonados e adeptos ao esporte, então podemos  ser esperançosos e enxergar novos horizontes para eventos como o Rei e Rainha do Mar. Hoje fazemos de tudo para o evento crescer ainda mais e sua evolução nesses dez anos foi notória.

Atletas largam para o Rei e Rainha do Mar – Foto: Vitor Silva/SSPress

SWIM CHANNEL: Falando sobre os produtos da Effect, o Rei e Rainha do Mar é o principal da empresa?
PEDRO MONTEIRO: Em termos de divulgação e mídia sim. Temos alguns grandes clientes como a Nike, Gatorade e NBA, mas em termos de eventos e público, hoje o Rei e Rainha do Mar é nosso carro-chefe. Hoje o Rei e Rainha do Mar é o maior festival de esportes de praia do Brasil e ficamos muito felizes com toda essa história.

SWIM CHANNEL: Para encerrar esse bloco de entrevista e sabendo que você acompanha diversos eventos pelo mundo, qual é sua principal referência internacional para eventos esportivos aqui no Brasil?
PEDRO MONTEIRO:  Como sou muito fã de esportes tenho eventos como o Super Bowl e a NBA como parâmetros de melhores eventos esportivos lá fora. O Super Bowl é incrível porque consegue ser muito mais que um evento esportivo, se transformando em algo enorme e oferecendo ao público vários programas e atividades. A organização e a magnitude desses eventos com certeza inspiram a Effect. Agora falando sobre a natação, acredito que todos os eventos grandiosos da Federação Internacional de Natação (FINA), como os Campeonatos Mundiais são também referências para nós.

Show do intervalo do Super Bowl – Foto: Getty Images

Este ano o Rei e Rainha do Mar completará dez anos de vida e história. Uma competição que já mudou a vida de milhares de atletas amadores e que reuniu em suas disputas de elite dezenas de medalhistas olímpicos e mundiais. Um evento único que terá sua primeira edição da temporada 2019 no próximo dia 19 de maio, na Praia de Copacabana.

Tags

Águas abertas Effect Sport entrevista natacao Pedro Monteiro Rei e Rainha do Mar

Notícias relacionadas