ISL anuncia equipes e atletas

Nova liga internacional de natação terá sete etapas, dezenas de medalhistas olímpicos e muita premiação em dinheiro

11/06/2019 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Katie Ledecky - Foto: Divulgação
Logo da ISL - Foto: Reprodução

Logo da ISL - Foto: Reprodução

Katie Ledecky - Foto: Divulgação

Foram anunciados nesta terça-feira os primeiros atletas que participarão da International Swim League (ISL), um novo evento de natação que reunirá grandes estrelas da modalidade. Organizado e idealizado pelo bilionário ucraniano Konstantin Grigorishin, a competição será disputada no segundo semestre e em piscina curta.

Com premiação milionária para os atletas e técnicos, o evento já travou uma queda de braço com a FINA antes mesmo de sua efetivação. Quando ainda era apenas um estudo e começou agitar os bastidores da natação mundial, a Federação Internacional afirmou que não reconheceria o novo campeonato ameaçando inclusive punir os atletas que participassem da disputa. Superada a tensão inicial, a FINA liberou a realização da ISL, mas não o classifica como um evento oficial.

Larissa Oliveira – Foto: Satiro Sodré/ SSPress

No começo do mês foi anunciado o calendário oficial de provas da ISL que será realizado após o Campeonato Mundial de Gwangju. Assim como o FINA Champions Swim Series (evento criado justamente pela FINA para rivalizar com a nova liga), a ISL será disputada em etapas. Ao todo serão sete entre os meses de outubro e dezembro em cidades da Europa e dos Estados Unidos (veja no fim do texto todas as datas).

Já o formato de disputas se diferencia do FINA Champions Swim Series. Enquanto na competição da Federação Internacional apenas quatro atletas disputam provas representando seus países, na ISL os atletas representarão oito clubes que serão uma espécie de seleção internacional. Ao todo cada clube poderá ter no máximo até 24 membros e todos os participantes devem ter um histórico exemplar sem casos de exames doping positivos na carreira.

Breno Correia e Luiz Altamir – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Hoje quatro dessas equipes foram anunciadas e algumas contarão com atletas brasileiros. É o caso da Aqua Centurions que contará com a participação Larissa Oliveira, Breno Correia e Luiz Altamir. Eles terão como colegas de equipe diversos medalhistas olímpicos e mundiais casos de Lazslo Cseh, Gabrielle Detti e Federica Pellegrini. Outra equipe anunciada com brasileiro no elenco é a DC Trident, equipe de Gabriel Santos. Entre os membros nomes como Katie Ledecky, Cody Miller e Natalie Coughlin, de volta as piscinas.

As outras equipes anunciadas hoje foram o Cali Condors de Lilly King e Townley Haas e o Energy Standard de Sarah Sjöström, Chad Le Clos e Florent Manaudou que regressa as competições justamente na ISL. Essas quatro equipes fazem parte do Grupo A nadarão entre si nos dias 4 e 5 de outubro em Indianápolis (EUA) e dias 12 e 13 de outubro em Nápoles (Itália).

Gabriel Santos – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Na próxima terça-feira, dia 18 de junho, a ISL anuncia os membros das outras quatro equipes: LA Current, New York Breakers, London Roar e Team Iron, este capitaneado por Katinka Hosszu. Os brasileiros Guilherme Guido e Vinícius Lanza já estão confirmados como membros pela equipe London Roar. Estes times fazem parte do Grupo B e nadarão dias 18 e 19 de outubro em Lewisville (EUA) e 26 e 27 de outubro em Budapeste (Hungria).

No mês seguinte as equipes fazem um cruzamento chamados de “dérbis” pela organização. Cali Condors e DC Trident do Grupo A encaram LA Current e New York Breakers do Grupo B nos dias 15 a 17 de novembro em Washington (EUA). Já na semana seguinte, 23 e 24 novembro em Londres, Aqua Centurions e Energy Standart do Grupo A desafiam London Roar e Team Iron. Por fim nos dias 20 e 21 de dezembro acontece uma superfinal em Las Vegas reunindo os melhores atletas do circuito.

Guilherme Guido – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

O ISL terá premiação em dinheiro para todos os nadadores participantes, assim como para os respectivos técnicos. Todas as despesas como voos, hospedagem e alimentação também serão pagos pela organização do ISL. Para conferir a lista completa de participantes clique aqui.

Tags

FINA Champions Swim Series International Swim League ISL Konstantin Grigorishin natacao

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas