Roma

ISL: Resultados das duas primeiras rodadas

Nadadores brasileiros vão muito bem no primeiro giro do evento em Budapeste, que apresenta alto nível técnico

20/10/2020 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
International Swimming League - Foto: Divulgação/ISL
Fernando Scheffer - Foto: Mike Lewis

Fernando Scheffer - Foto: Mike Lewis

International Swimming League - Foto: Divulgação/ISL

Na última sexta-feira (17) começou a segunda temporada do International Swimming League (ISL) disputada em piscina curta montada na Duna Arena, em Budapeste, capital da Hungria. Separados em duas rodadas (uma a cada dois dias), quatro equipes se enfrentaram em provas no match 1 e 2 do ano: Cali Condors, Energy Standard, LA Current e NY Breakers.

Nesta primeira rodada a MVP (most valuable player) acabou sendo a americana Lilly King do Cali Condors que quebrou seu antigo recorde das Américas nos 50m peito com o tempo de 28s86. Entre as estrelas brasileiras presentes no primeiro dia, destaque para os xarás Felipe Lima e Felipe França em segundo e terceiro lugar respectivamente nos 50m peito e para o velocista Marco Antônio Jr campeão com a equipe do LA Current formada ainda por Tom Shields, Kristian Gkolomeev e Maxime Rooney.

Marco Antonio Jr – Foto: Mike Lewis

No match 2 tivemos a primeira vitória brasileira no ISL 2020 com Fernando Scheffer representando a equipe do LA Current e vencendo uma disputada prova de 200m livre com 1min42s55, batendo entre outros o lituano Danas Rapysis que hoje é um dos favoritos ao ouro olímpico em Tóquio ano que vem.

Felipe Lima voltou ao pódio com o terceiro lugar nos 100m peito com 57s24 e Marco Antonio Jr. mais uma vez foi ao pódio em uma prova de revezamento do LA Current, agora com o 4×100m livre misto que terminou na terceira colocação. Após o final dos dois dias, a primeira rodada foi vencida pelo Cali Condors que somou 567 pontos.

 

No terceiro dia de competições e início da segunda rodada, que tinha as disputas do match 3 e 4, tivemos a participação das equipes London Roar, DC Trident, Aqua Centurions e Team Iron. Entre os destaques brasileiros do dia a equipe do Aqua Centurions foi a grande campeã dos 4×100m livre com o trio do revezamento nacional Gabriel Santos, Marcelo Chierighini e Breno Correia que ainda contou com o italiano Alessandro Miressi. Guilherme Guido e Guilherme Basseto também foram ao pódio nos 50m costas em segundo e terceiro lugar respectivamente.

Ainda tiveram bons resultados Leonardo Santos em segundo nos 200m medley e Luiz Altamir em terceiro nos 400m livre. Guido, ao lado de Adam Peaty, Marius Kusch e Duncan Scott, ainda integrou a equipe do London Roar que venceu o 4x100m medley masculino.

Guilherme Guido – Foto: Mike Lewis

No quarto dia e último dia de competição tivemos dois brasileiros vencendo suas provas. Vinicius Lanza e Guilherme Guido, ambos do London Roar venceram os 200m borboleta e os 100m costas, respectivamente. Guido foi o único a nadar abaixo dos 50 segundos com 49s89. Na mesma prova Basseto do Iron ficou em segundo com 50s29. Já Lanza nadou para 1min51s75, próximo de sua melhor marca feita no Troféu José Finkel de 2018. Leonardo de Deus fez dobradinha brasileira em segundo lugar com 1min52s80.

Nos 50 metros borboleta masculino Nicholas Santos do Iron ficou em segundo, mesma posição do brasileiro Vinicius Lanza com o time do London com o revezamento 4x100m livre misto. Já brasileira Larissa Oliveira nadou três vezes a prova dos 100m livre no individual e com os revezamentos e fez em um deles 52s70, um pouco acima de seu recorde sul-americano de 52s45. Ao final do último dia o London Roar terminou na liderança com 609,5 pontos e a MVP da segunda rodada foi a holandesa Ranomi Kromowidjojo da equipe Iron com 57 pontos.

Vinicius Lanza – Foto: Mike Lewis

A ISL teve ano passado seis etapas classificatórias e reuniu as quatro melhores equipes do torneio que foram LA Current, Cali Condors, Energy Standard e London Roars em uma grande final na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos. Com o objetivo de dar maior visibilidade a modalidade e aos nadadores através de uma liga mundial com grande premiação em dinheiro, a liga obteve bastante sucesso de público e audiência sendo transmitida ao vivo por canais de televisão no mundo todo, inclusive no Brasil através do Sportv.

As semifinais vão reunir os oito times que mais somaram pontos na primeira fase. Serão duas semifinais, cada uma com quatro equipes se enfrentando. A primeira ocorre nos dias 19 e 20 de novembro e a segunda em 21 e 22 do mesmo mês. Devido a proximidade de datas e as restrições sanitárias devido ao COVID-19 a fase semifinal será disputada na mesma Duna Arena em Budapeste.

Clique aqui para ver os resultados do primeiro dia (match 1)

Clique aqui para ver os resultados do segundo dia (match 1)

Clique aqui para ver os resultados do terceiro dia (match 2)

Clique aqui para ver os resultados do quarto dia (match 2)

Tags

Budapeste Fernando Scheffer International Swimming League ISL natacao

Notícias relacionadas