João Gomes Jr e Nicholas Santos são ouro no FINA Champions Swim Series

Dupla triunfou nos 50m peito e 50m borboleta na segunda etapa da competição que aconteceu fim de semana em Pequim

20/01/2020 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Daiya Seto - Foto: Reprodução/FINA
João Gomes Júnior - Foto: Pedro Ramos/ rededoesporte.gov.br

João Gomes Júnior - Foto: Pedro Ramos/ rededoesporte.gov.br

Daiya Seto - Foto: Reprodução/FINA

A segunda etapa do FINA Champions Swim Series terminou neste domingo (19) na cidade de Pequim, na China. A competição, que contou com grandes nomes da natação mundial, foi organizada pela Federação Internacional de Natação (FINA) e abriu a temporada de competições oficiais da entidade. Assim como na primeira etapa, realizada na cidade de Shenzhen nos dias 14 a 15 de janeiro, os brasileiros presentes em Pequim foram Nicholas SantosJoão Gomes Júnior, Felipe Lima e Marcelo Chierighini.

No último dia de prova, João conquistou o ouro nos 50m peito com o tempo de 27s08. Em Shenzhen o brasileiro tinha sido medalha de prata na mesma prova. O bielorrusso Ilya Shymanovich foi o segundo com 27s22 e o holandês Arno Kamminga o terceiro com 27s48. Na mesma prova, Felipe Lima terminou em quarto lugar com 27s53. João ainda foi prata com o revezamento 4x100m medley misto e o revezamento de Felipe terminou com a medalha de bronze.

View this post on Instagram

#VamoPraCima família

O Brasil conquistou ainda mais um ouro com Nicholas Santos, no 50m borboleta, mesmo resultado da primeira etapa. Especialista na prova ele venceu com o tempo de 22s95 deixando para trás o americano Michael Andrew com 23s18, que lhe garantiu a prata e o ucraniano Andrii Govorov bronze com 23s19.

Dessa forma, o Brasil encerrou sua participação no FINA Champions Swim Series com nove medalhas: três de ouro (duas de Nicholas e uma de João), duas de prata (duas de João) e mais quatro de bronze (Marcelo Chierighini nos 100m livre,  Felipe Lima, dua vezes, e Nicholas Santos no revezamento 4x100m medley).

A competição, criada ano passado, conta com 14 provas individuais e um revezamento por sessão. Nela, nenhuma bateria é realizada e os quatro nadadores convidados disputam diretamente as respectivas finais.

Os brasileiros na China com seus prêmios – Foto: Instagram de Nicholas Santos

Estiveram em ação grandes nomes da natação internacional como Anthony Ervin, Matt Grevers, Ryan Murphy, Vladimir Morozov,  Xu Jiayu, Daiya Seto, Tamas Kenderesi, Andrii Govorov, Marco Koch, Katinka Hosszu, Ranomi Kromowidjojo, Femke Heemskerk, Jeanette Ottesen, Alia Atkinson e Sun Yang, o anfitrião que venceu em Pequim os 400m livre e fez questão de lembrar de seu foco do ano: os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

“Uma confortável vitória hoje. Eu tento melhorar alguns detalhes na minha técnica, mas estou feliz por poder nadar bem no início da tarde. Os Jogos Olímpicos terão finais da manhã então tentaremos nos acostumar. Existem muitos grandes nadadores no mundo e é por isso que mais e mais pessoas são atraídas na natação ”, comentou o chinês para o site da FINA. 

De acordo com a FINA, cerca de US$ 1,2 milhões foram distribuído entre premiações aos nadadores que subiram ao pódio na competição. Para mais informações sobre a edição 2020 clique aqui.

Tags

Felipe Lima Fina FINA Champions João Gomes Jr. Marcelo Chierighini natacao Nicholas Santos

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas