Jogos Abertos do Interior de São Paulo são cancelados

Evento que ocorreria em outubro e os Jogos Regionais não serão realizados este ano devido a pandemia do COVID-19

11/08/2020 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Atletas em ação nos Jogos Abertos - Foto: Reprodução

Atletas em ação nos Jogos Abertos - Foto: Reprodução

A pandemia do COVID-19 fez mais uma vítima entre os eventos esportivos. Desta vez, o novo cancelamento é o tradicionalíssimo Jogos Abertos do Interior. A competição realizada desde a década de 1930 é organizada pelo Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria Estadual de Esportes, pasta responsável pela decisão. A edição deste ano estava prevista para acontecer em Sorocaba no mês de outubro.

Os Jogos Abertos do Interior foram criados em 1936 na cidade de Monte Alto por influência de Baby Barioni, histórico jogador de basquete. Desde então o evento passou a ser realizado anualmente em cidades do interior paulista reunindo os melhores atletas de cada cidade, inclusive grandes nomes do esporte olímpico nacional. Esta será a segunda vez que os Jogos não irão acontecer. Em 1989 devido a uma longa greve de professores os Jogos não puderam ser disputados.

Atletas em ação nos Jogos Abertos – Foto: Reprodução

Além dos Jogos Abertos, os Jogos Regionais também foram cancelados. Disputado em oito regiões do estado, essas competições funcionam como eventos qualificatórios para os Jogos Abertos. Uma dúvida que permanece é referente aos contratos de atletas, que muitas vezes fecham parcerias com prefeituras para representar essas cidades nos Jogos. Sem a realização do evento alguns contratos podem ser suspensos ou revistos.

Ano passado a competição aconteceu em Marília e a cidade de São José dos Campos conquistou seu terceiro título consecutivo. A cidade com mais taças conquistadas é Santos que soma 26 títulos no evento. Ao todo são disputadas 26 modalidades nos Jogos Abertos com destaque para natação, atletismo, futebol, basquete e vôlei.

Tags

COVID-19 Jogos Abertos do Interior natacao São Paulo

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas