Jogos Mundiais de Praia começam neste sábado em Doha

Ana Marcela Cunha, Viviane Jungblut e Fernando Ponte serão os representantes do Brasil nas águas abertas

10/10/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Ana Marcela Cunha - Foto:  Satiro Sodré
Jogos Mundiais de Praia - Foto: Reprodução

Jogos Mundiais de Praia - Foto: Reprodução

Ana Marcela Cunha - Foto: Satiro Sodré

No próximo sábado (12) começa em Doha, no Catar, a primeira edição dos Jogos Mundiais de Praia. A competição, organizada pela Organização dos Comitês Olímpicos Nacionais (ANOC), terá ao todo 17 modalidades esportivas, entre elas as águas abertas e termina no dia 16 de outubro.

Serão ao todo 1.240 atletas de 97 países disputando as 17 modalidades esportivas. O Brasil terá 77 atletas e é a maior delegação da competição ao lado dos Estados Unidos. As outras equipes mais volumosas são Espanha com 62 atletas, Rússia com 55 e Austrália com 41.

O Brasil vai estar em nove modalidades, entre elas: basquete 3×3, futebol de areia, handebol de praia, tênis de praia, vela (kitefoil), vôlei de praia, wakeboard, wrestling de praia e maratona aquática.

Ana Marcela Cunha – Foto: Satiro Sodré

As águas abertas terão apenas a prova dos 5 km e o Brasil é grande favorito a ganhar medalhas no feminino e no masculino. O país terá a presença de três nadadores brasileiros: Ana Marcela Cunha, Viviane Jungblut e Fernando Ponte.

Ana Marcela, recém-chegada da China, onde conquistou o vice-campeonato da Copa do Mundo da FINA é a nadadora de águas abertas mais vitoriosa da temporada.

A nadadora de 27 anos venceu cinco provas na Copa do Mundo desta temporada (Doha, Setúbal, Balatonfured, Ohrid e Nantou). Além disso, no Mundial em Gwangju, foi tetracampeã mundial nos 25 km e pela primeira vez campeã nos 5 km, além de obter a vaga olímpica para Tóquio-2020 com o quinto lugar nos 10 km.

Barco e prédios em Doha – Foto: Reprodução

Nos Jogos Pan-Americanos de Lima venceu a maratona aquática de 10 km e conquistou sua primeira medalha na história da competição continental. Uma das favorita para a medalha olímpica em Tóquio, ela chega em Doha como o principal nome da prova.

O evento estava marcado inicialmente para San Diego, na Califórnia, porém, por razões financeiras dos organizadores foi cancelada e a cidade de Doha se ofereceu para sediar a competição.

As provas de águas abertas está marcada para ser realizada no domingo (13). Os 5 km masculino será às 6h (horário local), e cinco minutos depois será dada a largada do feminino. As provas serão realizadas na Praia do Katara. Para saber mais sobre a competição acesse o site oficial aqui.

Tags

Águas abertas Ana Marcela Cunha Doha Fernando Ponte Jogos Mundiais de Praia Viviane Jungblut

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas