Jogos Olímpicos de Tóquio são adiados para 2021

Após pressão de atletas e Comitês Olímpicos, COI anuncia a mudança de data dos Jogos de Tóquio para o ano que vem

24/03/2020 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Os anéis olímpicos - Foto: Getty Images
Aneis olímpicos - Foto: Reprodução

Aneis olímpicos - Foto: Reprodução

Os anéis olímpicos - Foto: Getty Images

Agora é oficial: os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados para 2021!

A confirmação da mudança veio através de um comunicado do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que após uma conversa telefônica com com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, definiram alterar a 32ª edição dos Jogos Olímpicos devido a pandemia do COVID-19.

Inicialmente programado para os dias 24 de julho a 9 de agosto, os Jogos serão realizados no ano que vem em data ainda a ser confirmada. Provavelmente tanto os jogos Olímpicos, quanto os Jogos Paralímpicos, deverão ocorrer no verão japonês. O nome do evento porém não será alterado e continuará sendo chamado como Tóquio-2020.

A notícia também é um tranquilizante para os atletas que pressionaram bastante o COI por uma definição. Muitos deles não estão conseguindo treinar e alguns arriscando sua saúde para manter-se em forma. Com a decisão de adiar a Olimpíada todos poderão ficar mais tranquilos durante a quarentena e reprogramar seus treinamentos.

Os anéis olímpicos – Foto: Chibayasuyoshi Chiba/AFP/Getty Images

Além dos atletas houve bastante pressão de Comitês Olímpicos e Federações Internacionais pela mudança de data. Os Comitês Olímpicos do Canadá, Noruega e Austrália, inclusive, chegaram a afirmar que boicotariam os Jogos caso eles fossem realizados este ano.

Em breve o COI irá informar as novas datas da competição e também das seletivas e pré-olímpicos que seriam realizados nos próximos meses. As Federações Internacionais também irão adequar seus calendários para não haver conflito com os Jogos. O Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Fukuoka, que seria realizado ano que vem deve ser adiado.

Veja abaixo algumas reações de nadadores sobre a mudança dos Jogos:

Tags

Águas abertas Jogos Olímpicos natacao Tóquio-2020 Tóquio-2021

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas