Daniel Dias entre os cem maiores do século XXI

Em lista divulgada pelo jornal espanhol MARCA, nadador paralímpico aparece na 42ª posição entre os maiores deste século

08/06/2020 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Daniel Dias - Foto: Reprodução
Daniel Dias - Foto: Buda Mendes/CPB

Daniel Dias - Foto: Buda Mendes/CPB

Daniel Dias - Foto: Reprodução

O Jornal espanhol MARCA, um dos mais respeitados do segmento no mundo, está divulgando os cem maiores atletas masculinos do século XXI. A cada semana são divulgados dez nomes da lista no site do periódico e o assunto está sendo bastante comentada no mundo do esporte.

Até o momento o brasileiro Daniel Dias é o único paratleta que aparece na lista, entrando na 42ª colocação. Ele é o terceiro brasileiro na lista divulgado, estando a frente de Giba, campeão olímpico com a seleção brasileira de vôlei e presente na 58ª posição e de Falcão, considerado por muitos como o maior jogador da história do futsal na 92ª colocação.

Daniel Dias. Foto: Jornal Marca

Daniel Dias – Foto: Jornal MARCA/Reprodução

“Estou lisonjeado com esta eleição. Não era algo que eu esperava, mas ter o reconhecimento internacional é sempre de muita alegria. Agradeço por estar entre grandes nomes do esporte”, comentou o nadador em suas redes sociais.

Daniel nasceu com uma malformação congênita nos braços e na perna direita e começou a nadar aos 16 anos de idade em São Paulo. Ele é citado como o “Michael Phelps da natação paralímpica” e tem 24 medalhas paralímpicas, sendo 14 de ouro, sete de prata e três de bronze, conquistadas em três edições consecutivas dos Jogos em Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016.

Daniel Dias, classe S5. Foto: Alê Cabral/CPB

Daniel Dias – Foto: Alê Cabral/CPB

Aos 31 anos de idade, Dias também tem no currículo 4o medalhas em Campeonatos Mundiais e 33 em Jogos Parapan-Americanos, sendo considerado por muitos um dos principais nomes da história do esporte paralímpico. O nadador também recebeu três vezes o Prêmio Laureus, considerado como o Oscar do esporte, em 2009, 2013 e 2016.

Na lista do MARCA já apareceram outros nomes dos esportes aquáticos como o jogador húngaro de polo aquático Tamás Kásas na 80ª colocação, os nadadores americanos Ryan Lochte em 66º lugar e Caeleb Dressel em 78º, o japonês Kosuke Kitajima em 99ºlugar, o britânico Adam Peaty em 89º lugar, o holandês Pieter van der Hoogenband em 54º lugar e o australiano Ian Thorpe na 38ª colocação. A lista pode ser vista aqui.

Tags

Daniel Dias marca natacao natação paralímpica

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas