José Ferreira se prepara para a Travessia da Batalha de Rande

Atleta será o primeiro brasileiro a tentar completar a ultramaratona de 27 km na Espanha

24/01/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter

José Eduardo Ferreira será o primeiro brasileiro a tentar realizar a Travessia da Batalha de Rande, uma ultramaratona de 27 km de distância entre as ilhas Cíes e San Simón, na Espanha. Ao todo nadarão a prova cem atletas, que serão divididos em grupos de 25 de acordo com seu ritmo. Na travessia é obrigatório nadar no seu grupo até os 12 km e a roupa de neoprene é obrigatória, já que a água varia em torno de 17°C e 20°C.

A prova será realizada no dia 22 de junho e teve 170 pré-inscritos, sendo 12 mulheres e 158 homens de 12 países diferentes: Espanha, Itália, França, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Brasil, Andorra, Portugal, Áustria, Alemanha e Índia.

Além de ser o único brasileiro, Zé Ferreira será o primeiro nadador da América Latinha a encarar a prova. “Comecei a procurar provas diferentes para fazer e achei essa que é em Vigo, local que um grande amigo meu está morando. Comecei a sonhar com a prova e me inscrevi, tive que passar por uma seleção e recebi a notícia na semana passada de que fui escolhido. Estou muito feliz e honrado por representar nosso país na prova”, comentou o nadador.

A Batalha de Rande foi um conflito que aconteceu no ano de 1702 entre espanhóis e franceses contra os anglo-holandeses. Tida no estuário de Vigo, o conflito se deu no âmbito da Guerra da Sucessão Espanhola e foi vencida pelos anglo-holandeses que conseguiram derrotá-los na região, palco da prova de águas abertas.

“É uma prova clássica da Espanha, tem uma cobertura boa de todos por aqui e a maioria dos participantes são espanhóis. A expectativa para a prova é muito grande, estou muito lisonjeado de ser o primeiro brasileiro e muito honrado por representar o país, mesmo sendo uma responsabilidade muito grande. Estou confiante para dar meu melhor”, disse José Ferreira.

O atleta de 41 anos se espelha em grandes nomes da ultramaratona aquática entre eles: Catarina Ganzelli, Artur Pedroza, Adherbal de Oliveira e Samir Barel.

“Não sou mais tão jovem e me preocupo com a questão de saúde. Treino na academia de três a quatro vezes, faço um acompanhamento com nutricionista, faço massagem, pilates, tenho acompanhamento com a minha osteopata. Agora é uma corrida contra o tempo, tenho cinco meses para a prova. Já estou treinando 4,5 km por dia e agora a fase é entrar nos específicos, no treino longo, vou fazer uma preparação específica para a prova”, conta.

José Ferreira se prepara para a travessia da Batalha de Rande – Foto: @fdsnasci

José Eduardo do Amaral Ferreira (conhecido como “Capitão”) foi um dos ícones da natação carioca da década 1980. Nadador desde os 9 anos, foi campeão carioca nas categorias infantil, vice-campeão e terceiro colocado nos campeonatos brasileiros e integrou a seleção carioca duas vezes no Troféu Chico Piscina. Em 2017 resolveu migrar para as águas abertas. Sua primeira ultramaratona foi a Ilha do Mel em 2017 e a partir daí não parou mais.

O atleta já encarou a Travessia 14 Bis duas vezes e em março de 2018 fez a Travessia do Leme ao Pontal ao lado de Rodrigo Barroso. Os dois nadaram a prova em forma de revezamento em 10h49min. Para custear a viagem, o nadador busca novos apoiadores e patrocínios. Para saber mais detalhes de como ajudar, entre em contato com o nadador através do Instagram do atleta clicando aqui.

Tags

Águas abertas Batalla de Rande Espanha José Ferreira natacao ultramaratona

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas