Kosuke Kitajima é nomeado presidente da Associação de Natação de Tóquio

Bicampeão olímpico aposentado das piscinas se dedica agora à cargos em prol do crescimento dos esportes aquáticos

01/07/2020 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Kosuke Kitajima - Foto: Tim Binning
Kosuke Kitajima - Foto: Mike Hewitt/Getty Images

Kosuke Kitajima - Foto: Mike Hewitt/Getty Images

Kosuke Kitajima - Foto: Tim Binning

O bicampeão olímpico Kosuke Kitajima foi nomeado presidente da Associação de Natação de Tóquio (TSA) na última reunião do conselho da entidade. A TSA é uma organização representativa com jurisdição sobre os esportes de natação na área metropolitana de Tóquio, similar ao que seria uma federação estadual no Brasil. A entidade visa promover e incentivar o desenvolvimento de esportes aquáticos.

“Estou honrado como presidente da Associação de Natação de Tóquio, que tem uma longa história e um histórico glorioso”, comentou Kitajima sobre seu novo cargo. Desde 2018, o ídolo da natação japonesa já atuava como vice-presidente da entidade.

“Ao mesmo tempo, gostaria de criar uma visão revisada do esporte em uma nova era. Faremos o nosso melhor para que muitas pessoas gostem de nadar, que é um esporte ao longo da vida, sem falar no desenvolvimento como uma competição”, disse o japonês.

Kosuke Kitajama – Foto: Reprodução

Kitajima tem sete medalhas olímpicas, incluindo quatro ouros: nos 100m e 200m peito em Atenas-2004 e nos 100m e 200m peito em Pequim-2008. Ele anunciou sua aposentadoria após não conseguir vaga para a Rio-2016 na seletiva japonesa em Tóquio. Desde então passou a se dedicar a parte administrativa do esporte.

Em dezembro de 2019 ele foi anunciado como chefe de um dos dois novos times da International Swimming League (ISL) adicionados à segunda temporada do evento. “Estou muito feliz e entusiasmado por fazer parte da elevação do valor do esporte da natação em um contexto global. A oportunidade para os nadadores terem sucesso na arena profissional é algo que a maioria de nós apenas sonhou”, falou na época em que assumiu a direção de uma equipe da Liga Internacional.

Conheça mais sobre a Tokyo Swimming Association (TSA) clicando aqui.

Tags

Japão Kosuke Kitajima natacao natação japonesa

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas