Lago Balaton: palco das águas abertas do Mundial

25/05/2017

Facebook Twitter

Vista aérea do Lago Balaton – Foto: Reprodução/Internet

Na última terça-feira apresentamos aqui na SWIM CHANNEL um texto especial falando um pouco mais sobre a moderna e recém-inaugurada Danúbio Arena, que será palco das provas de natação do Campeonato Mundial absoluto e master de Budapeste. Hoje apresentaremos outro local de eventos, onde serão disputadas as provas de águas abertas: o Lago Balaton.

Localizado a cerca de 130 km da capital Budapeste este é o maior lago de água doce da Europa Oriental e Central com uma superfície de 592 km², comprimento de 77 km e largura que varia de 4 a 14 km. Devido sua vasta área e ao fato de a Hungria não ter saída para o mar, o Lago Balaton é popularmente conhecido como o “Mar Húngaro”. No verão é bastante comum ver milhares de pessoas aproveitando para se refrescar do calor nas águas do lago.

No verão o lago vira literalmente a praia da Hungria - Foto: Heather Cowper

No verão o lago vira literalmente a praia da Hungria – Foto: Heather Cowper

Esta não será a primeira vez que o Lago Balaton sedia um evento internacional de águas abertas. Em setembro de 2014 aconteceu em suas águas o Campeonato Mundial Júnior de águas abertas que terminou com uma medalha de bronze para o Brasil na prova por equipes de 5 km composta por Viviane Jungblut, Yagoh Watanabe e Marcos Vinícius Silva. E desses nadadores, Viviane voltará a Hungria para nadar a maratona aquática de 10 km.

No Mundial de Esportes Aquáticos e Master, as travessias vão se concentrar próximas a cidade de em Balatonfüred, do lado noroeste do lago, ideal para a prática de atividade aquáticas já que tem uma profundidade maior em relação a outras partes do local. Durante a competição a temperatura da água estará girando na casa dos 23°C e não deverá ser um problema para os atletas.

Por Guilherme Freitas

Tags

Águas abertas Budapeste-2017 Campeonato Mundial Lago Balaton natacao