Litoral baiano é palco do XTERRA Swim Challenge

Cidade de Mata de São João recebe neste fim de semana a segunda etapa do circuito

06/06/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Vista da orla de Mata de São João - Foto: Reprodução

Vista da orla de Mata de São João - Foto: Reprodução

No próximo fim de semana o famoso circuito Swim Challenge chega a sua segunda etapa com o XTERRA Camp Praia do Forte. A competição será disputada no belo litoral baiano, no cidade de Mata de São João. Localizada pertinho de Salvador, o pequeno município (com menos de 50 mil habitantes) é conhecido pela natureza abundante e pelos muitos coqueiros espalhados pela orla.

A competição tem a todo duas distâncias de águas abertas sendo a mais curta com 1,5 km de percurso e a mais longa com 3 km. As provas acontecem em um circuito onde os participantes dos 3 km completam duas voltas e os de 1,5 km apenas um giro. Em algumas etapas existem desafios radicais como um salto do alto de um píer de três metros ou nadar na praia durante a noite.

Mapa do percurso do Swim Challenge de Mata de São João – Foto: Reprodução/XTERRA

No Swim Challenge os cinco primeiros colocados de cada prova recebem além dos troféus especiais descontos para as etapas seguintes do circuito, assim como os campeões de cada categoria por faixa etária. Todos os participantes recebem ainda ao fim da etapa uma medalha de participação chamada “Survivor”, um atestado de sobrevivência a eletrizante desafio.

A etapa anterior em Mangaratiba, que foi também a 100ª edição do evento no Brasil, acabou sendo vencida pelos nadadores cariocas Artur Pedroza e Beatriz Puciarelli.  Este ano o XTERRA Swim Challenge terá sete etapas e já esta consolidado no calendário nacional sendo um dos circuitos de águas aberas mais procurados por nadadores de todo o país.

Vista aérea da Mata de São João – Foto: Reprodução

A vai etapa baiana do XTERRA terá provas de outras modalidades além da natação em águas abertas com duas corridas de 7,5 km e 21 km, triatlo com total de 29,6 km e duas provas de mountain bike de 19,4 km e 37,7 km. Ainda restam vagas para o Swim Challenge e elas podem ser feitas através do site oficial clicando aqui. O XTERRA é o maior circuito de triathlon cross country do mundo e esta presente no Brasil há mais de 11 anos sendo realizado pela X3M Sports Business.

Tags

Águas abertas eventos Mata de São João natacao Swim Challenge XTERRA

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas