Luiz Lima dá palestra na ELO Academia

25/12/2017

Facebook Twitter

O nadador Luiz Lima – Foto: Luiz Frota

Em palestra realizada na semana passada, na ELO Academia, em Campinas (SP), o nadador Luiz Lima, que participou de duas Olimpíadas e hoje se dedica às maratonas aquáticas, sendo um dos principais e mais premiados atletas da atividade, destacou o crescimento da modalidade no Brasil. “É um esporte muito democrático e sua prática tem se tornado tão representativa que impulsionou sua inclusão nas Olimpíadas em 2008”, afirmou.

Durante o evento, Luiz deu dicas técnicas sobre a modalidade. “A navegação é mais importante que a velocidade. O atleta precisa sempre saber para onde está nadando e ter em mente o percurso”, destacou. “Detalhes como manter a flexibilidade do calcanhar, elevação do cotovelo durante a puxada, alinhamento horizontal na água (sem afundar o quadril), alinhamento da cabeça ao corpo, visualização e a tomada rápida e inteligente de decisões fazem toda a diferença para quem está em alto mar e muitas vezes se depara com muitas situações adversas”, afirmou.

O nadador Luiz Lima durante a palestra - Foto: Giovana de Paula

O nadador Luiz Lima durante a palestra – Foto: Giovana de Paula

De acordo com Luiz, esses aspectos geram maior fluidez ao nadar, facilitando a respiração, equilíbrio na água, diminuem as oscilações – vertical e lateral – além de facilitarem a braçada, evitando que os braços se cruzem à frente da cabeça, alongando-os ao máximo para um movimento correto.

Luiz Lima resumiu como é o treinamento para as maratonas aquáticas. Segundo o atleta, composto por treinos de volume, intensidade, muito trabalho de braço e perna, além do treinamento fora d’água. “A musculação é fundamental para um treino competitivo pois ela completa a prática na água, dando força e resistência”, explicou.

Ao final da apresentação, Lima abordou a importância da união da técnica com a dedicação para uma efetiva prática da maratona aquática. “A disciplina é um dom que deve ser valorizado e trabalhado com intensidade. Um bom atleta é composto por aspectos técnicos, dedicação e muita disciplina”, disse.

Por Giovana de Paula

Tags

Águas abertas Elo Academia Giovana de Paula LL Gladiadores Luiz Lima natacao palestra