Luiz Lima é o grande nome da Copa Brasil 2016

24/10/2016

Facebook Twitter

A Praia de Inema em Salvador foi palco da reta final do calendário nacional de águas abertas da natação brasileira. Na última semana aconteceram as provas decisivas do Campeonato Brasileiro e da Copa Brasil, eventos organizados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). O campeonato teve ao longo do ano cinco etapas e consagrou a dupla gaúcha do Grêmio Náutico União Samuel de Bona e Viviane Jungblut. Na Copa Brasil pelo regulamento não são premiados campeões gerais, apenas por categoria, mas os grandes destaques do ano são nadadores de diferentes gerações.

No masculino foi um velho conhecido da natação brasileira: Luiz Lima. Aos 38 anos o veterano nadador venceu seis das sete etapas do circuito e arrebatou a taça de campeão na categoria Sênior C. Atleta olímpico e campeão pan-americano, Luiz assumiu este ano o cargo de Secretário de Esportes de Alto Rendimento do Ministério dos Esportes, mas esta grande responsabilidade não lhe privou de continuar treinando e impulsionando sua equipe, os Gladiadores que conquistaram o tricampeonato nacional por equipes. Em Salvador, Luiz venceu a prova de 5 km em 1h06min30s.

 

Os Gladiadores foram tricampeões da Copa Brasil - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Os Gladiadores foram tricampeões da Copa Brasil – Foto: Satiro Sodré/SSPress

 

Em sua página no Facebook o nadador afirmou que mesmo com a corrida rotina profissional jamais deixou a natação de lado e sempre que possível treinou para atingir seus objetivos. “Sempre encontramos tempo, os treinos de natação nunca vão parar, com mais ou menos sacrifício, nunca pararão. A natação me dá energia, cuida do meu físico e mental. Apesar de toda correria, mantive os treinos em Brasília as 6h da manhã, mantive a disciplina e consegui mesmo que com muita dificuldade vencer a última etapa da Copa Brasil. Esporte é sem duvida nenhuma o melhor caminho para uma excelente qualidade de vida”, afirmou o atleta que também é colunista da SWIM CHANNEL.

Se no masculino um atleta já consagrado foi o destaque, no feminino falou mais alto a juventude. Aos 18 anos de idade, a carioca Beatriz Puciarelli sagrou-se campeã da Copa Brasil na categoria Júnior pela primeira vez na carreira. Beatriz foi dominante durante todo o circuito ganhando quatro das sete etapas e em Salvador venceu a prova com 1h27min08s. A jovem atleta da equipe Navegantes vem sendo uma das maiores revelações das águas abertas dos últimos anos tendo conquistado vitórias em outros eventos como o XTerra Swim Challenge, por exemplo. Ao todo foram premiados nadadores e nadadoras em 17 categorias. No geral os Gladiadores venceram na pontuação geral com 4.133 pontos. O Círculo Militar ficou com o vice-campeonato e o Navegantes terminou em terceiro lugar.

Por Guilherme Freitas

Tags

Águas abertas Beatriz Puciarelli CBDA Copa Brasil Luiz Lima