Mais de 200 atletas em ação no Rio Negro Challenge

Competição aconteceu no famoso rio amazônico e que teve Amanda Fujii e Ronaldo Zambrano como campeões da prova principal de 6 km

20/05/2019 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Vista do Rio Negro em Manaus - Foto: Reprodução
Nadadores em ação no Rio Negro - Foto: Reprodução

Nadadores em ação no Rio Negro - Foto: Reprodução

Vista do Rio Negro em Manaus - Foto: Reprodução

No último domingo a Praia da Ponta Negra em Manaus, as margens do Rio Negro, amanheceu tomada por nadadores que se preparavam para nadar o Rio Negro Challenge, principal evento de águas abertas da região Norte do país e um dos eventos mais esperados da temporada. Pelo fato de ocorrer em um local com alta densidade e maior grau de dificuldade, a competição é sempre esperada pelos nadadores que buscam superar seus limites. Ao todo, mais de 200 atletas estiveram em Manaus para nadar as três distâncias do evento: 2 km, 4 km e 6 km. E esta última era a prova principal do dia, que acabou sendo vencida por dois adolescentes.

Na prova feminina a mais veloz foi a paulista Amanda Fujii. Aos 16 anos, a nadadora que é treinada pelo experiente ultramaratonista Glauco Rangel, concluiu o percurso em 1h58min28s. Foi a primeira vez que Amanda nadou no Rio Negro e ao fim da prova afirmou que pretende retornar no fim do ano para a 2ª etapa do Rio Negro Challenge. “Adorei nadar em Manaus. Foi uma prova muito boa e adorei a experiência de nadar no Rio Negro e conhecer a Amazônia. E receber o troféu da Kay France também foi incrível. Espero voltar aqui no futuro”, conta a nadadora. Na versão masculina tivemos um triunfo internacional. O venezuelano Ronaldo Zambrano foi o grande campeão ao concluir o percurso em 1h17min34s. Aos 17 anos ele é uma das revelações da natação em águas abertas da Venezuela, já tendo sido vice-campeão em seu país, e esta de mudança para o Brasil indo morar e treinar em Salvador.

 

Nos 4 km, a prova média do Rio Negro Challenge, os vencedores foram Geilson Campos no masculino com o tempo de 1h04min05s e Júlia Sakamoto no feminino que nadou a distância em 1h06min06s. Júlia,que tem apenas 13 anos, é irmã de Caio Sakamoto, um dos melhores atletas do país na categoria juvenil na prova dos 200m costas. Já nos 2 km os primeiros colocados no geral foram Felipe Andrade e Emily Bezerra com respectivamente 27min19s e 33min00s de tempo total.

“O evento foi bem positivo e correu tudo bem. Todos os atletas que largaram conseguiram completar a prova e não tivemos nenhum incidente durante todas as provas realizadas. O clima ajudou e todos estavam muito animados. Foi um evento nota 10 e agradecemos bastante o apoio e parceria com a SWIM CHANNEL“, disse após o Pierre Gadelha, organizador do evento.

 

Pierre ainda anunciou que haverá uma prova especial em Alter do Chão, no Pará, no dia 6 de outubro de 2019 e que a edição se chamará Rio Negro Challenge Etapa Tapajós. A prova deste domingo também contou com a presença de Kay France, primeira mulher brasileira a atravessar a nado o Canal da Mancha em 1979. Kay não caiu na água, mas ministrou uma palestra aos atletas e recebeu uma homenagem do evento. Os resultados completos do Rio Negro Challenge já estão disponíveis. Para conferir clique aqui.

Tags

Águas abertas Amanda Fujii natacao Pierre Gadelha Rio Negro Challenge Ronaldo Zambrano

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas