Marcelo Chierighini é campeão pan-americano

Nadador conquistou a medalha de ouro nesta quinta, batendo o campeão olímpico Nathan Adrian que terminou com a medalha de prata

09/08/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Marcelo Chierighini - Foto: Washington Alves/COB
Michael Chadwick, Marcelo Chierighini e Nathan Adrian - Foto: Washington Alves/COB

Michael Chadwick, Marcelo Chierighini e Nathan Adrian - Foto: Washington Alves/COB

Marcelo Chierighini - Foto: Washington Alves/COB

Marcelo Chierighini é agora campeão pan-americano. Na noite desta quinta-feira o brasileiro subiu no lugar mais alto do pódio na tradicional prova dos 100m livre. Em sua segunda participação nos Jogos, Marcelo conquistou sua segunda medalha individual e a primeira de ouro na prova nobre da natação.

Com 48s09, Chierighini chegou na frente do campeão olímpico de 2012, Nathan Adrian, que ficou com a prata com 48s17. Outro americano, Michael Chadwick, completou o pódio em terceiro lugar ao nadar para 48s88.

Chierighini tem ainda uma prata em Mundiais de piscina longa em Budapeste 2017, dois bronzes em Mundiais de curta em Dubai-2010 e Hangzhou-2018, um ouro e um bronze em Pan-Pacíficos em Gold Coast-2014 e Tóquio-2018, todas em provas do revezamento 4x100m livre. Já na prova individual dos 100m livre o nadador acumula três quintos lugares em Mundiais de piscina longa Kazan-2015, Budapeste-2017 e Gwanju-2019, além da final olímpica no Rio-2016.

Marcelo Chierighini – Foto: Washington Alves/COB

É uma medalha especial. Venho buscando medalhas no 100m livre individual faz um tempo. No Mundial fui três vezes para a final e terminei três vezes em quinto lugar, então é duro. Fica sempre aquele gostinho de ser sempre medalhista nos revezamentos e não nos individuais”, disse Chierighini. 

O nadador soma até aqui quatro medalhas douradas no Pan. Além do ouro no 4x100m livre masculino nesta edição, ele venceu a prova há quatro anos em Toronto-2015 e foi ouro também no 4x100m medley masculino na ocasião.

O nadador também venceu Adrian, campeão olímpico e que se recuperou de um câncer no testículo. O americano participa pela primeira vez de um Pan-Americano. 

Marcelo Chierighini – Foto: Ricardo Bufolin/Panamerica Press

“O Nathan Adrian é um cara que eu admiro muito. Ter ganhado dele vai ser sempre muito especial para mim. Eu sabia que viria com um tempo muito forte, e com certeza é uma motivação a mais. Eu tinha que estar no meu melhor para nadar contra ele e vim muito motivado para nadar essa final”, comentou Chierighini. 

Com a medalha de Chierighini o Brasil subiu pela oitava vez consecutiva no pódio da prova. Marcelo foi medalhista de bronze da prova em 2015. O Brasil em agora 11 medalhas, sendo seis de ouro. Gustavo Borges venceu em 1991 e 1995 e Cesar Cielo em 2007 e 2011, os dois são os únicos dois bicampeões da prova. Gustavo é o único nadador da prova com quatro medalhas, duas ouros e duas de bronze.

A natação nos Jogos Pan-Americanos terminam amanhã.  As finais estão marcadas para começar às 20h30 no horário de Lima, 22h30 em Brasília. A Record TV, para TV aberta, e o Sportv, para TV fechada, transmitem as provas. Veja os resultados completos da competição clicando aqui.

Tags

Jogos Pan-Americanos Lima-2019 Marcelo Chierighini natacao

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas