Mau tempo cancela Ultramaratona de Ilhabela

Prova válido pelo Campeonato de Ultramaratonas Aquáticas teria percurso de 15 km, mas tempestade encerrou mais cedo a disputa

21/05/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter

Uma tempestade obrigou os organizadores da ultramaratona aquática de Ilhabela a cancelarem o evento após cerca de 1 hora de prova. Com de 15 km de distância o evento acontecia na Praia Grande e era a 2ª etapa do Campeonato de Ultramaratonas Aquáticas. A competição começou com sol, mas rapidamente o tempo virou e teve início uma forte chuva acompanhada de ventos e trovoadas. Devido as péssimas condições climática o responsável pela competição, Igor de Souza, decidiu interromper a prova em prol da segurança dos participantes.

Dessa forma todos os 50 nadadores que largaram e mais os caiaqueiros que os acompanhavam foram retirados da água. A atitude foi bastante elogiada pelos competidores que afirmaram não haver condições de continuar nadando devido ao alto risco de serem atingidos por raios. Os caiaqueiros também sofreram bastante com o mau tempo, principalmente com os fortes ventos que fizeram alguns deles se afastarem e perderem contato com seus aletas (veja abaixo vídeo da nadadora Thais Sant’Ana).

“Infelizmente tivemos que cancelar a ultramaratona com 1 hora de prova. Antes da largada o mar estava tranquilo e havia sol. A previsão do tempo informava que os ventos só começariam por volta das 16h, mas eles vieram bem mais cedo e muito rápido. A medida tomada [de cancelar a competição] foi necessária, porque prezo sempre pela segurança e hoje não haviam condições de seguirmos com a prova”, escreveu Igor de Souza em suas redes sociais após o cancelamento da prova. Devido a situação todos os atletas que largaram receberão sua medalha de participação e também 26 pontos para a somatória do ranking.

Os 15 km seriam disputados em um circuito de volta única composto por duas longas retas paralelas com algumas boais ao longo do caminho até a chegada na Praia Grande. Agora o Campeonato de Ultramaratonas Aquáticas da Associação Aquática terá mais uma etapa a ser realizada no próximo dia 29 de setembro na cidade de São Bernardo do Campo. Em breve será lançada a carta convite desta prova e as inscrições estarão disponíveis também na SWIM CHANNEL. Aguarde!

Tags

Águas abertas Associação Aquática Campeonato de Ultramaratonas Aquáticas Ilhabela natacao

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas