O Aloha Spirit Festival é o maior festival de esportes aquáticos da América e um evento que preza pela união. Criado em 2009 pela EcoOutdoor como um evento de canoa havaiana, ele cresceu com o passar dos anos e desde então passou a abranger outras modalidades aquáticos, como o stand up paddle, o surfski, o paddleboard, a apneia e logicamente natação em águas abertas.
Nesta modalidade que é a mãe de todas as demais são realizadas quatro provas de natação oferecidas em todas as três etapas anuais que o circuito promove. As distâncias são de 1 km, 2 km, 3,5 km e o revezamento water relay com distância de 5x200m. Esta prova é bastante emocionante considerando que trata-se de uma disputa prova de sprint com troca de atletas e chegada num imenso pórtico fora da água. Montar uma equipe equilibrada é a chave para o sucesso.
Visando justamente criar esse clima de união entre todos os participantes, as provas de natação em águas abertas não acontecem sequencialmente e são intercaladas com outras modalidades aquáticas de remada, criando uma empatia clima de união aquática entre todos os presentes. Outra prova interessante do festival é o Desafio Waterman, que é uma espécie de triatlo aquático e envolve três modalidades: natação, stand up paddle e paddleboard.
A principal etapa do Aloha é a de Ilhabela. Na bela cidade do litoral norte paulista as provas acontecem na Praia do Perequê, bastante procurada por atletas e palco de muitos eventos esportivos. E foi justamente lá que o evento foi realizado pela primeira vez.
Uma curiosidade é que segundo os organizadores do evento, o nome do Aloha Spirit foi escolhido para que traduzisse o que realmente se esperava de cada competição e para onde ele sempre deveria ser conduzido. De origem havaiana, a palavra aloha foi construída da seguinte maneira: A – Akahai = bondade, ternura, amabilidade; L – Lokahi = unidade, harmonia; O – Olu’Olu = agradável, cordialidade; H – Ha’Aha’A = modéstia, humildade; A – Ahonui = paciência, perseverança.