Estados com belas praias, o Paraná também tem o seu circuito de águas abertas. Trata-se do Circuito Summit que é promovido pela Correr e Nadar e é disputado ao longo de todo o ano. O circuito tem este nome porque Summit significa o ponto mais alto e a organização visa premiar todos aqueles que buscam chegar no ponto mais alto, seja chegar ao pódio, superar um recorde ou ter realizado com sucesso um objetivo.
A temporada começa com o rápido Circuito Triple Crown, disputado entre os meses de janeiro e março em Santa Catarina. Esse breve circuito premia os nadadores no começo do ano separadamente em relação ao circuito principal e é também uma espécie de aquecimento para as demais provas.
De abril até dezembro diferentes provas de águas abertas são realizadas no Paraná em diferentes regiões do estado, seja em represas como em Ponta Grossa ou no mar da Praia de Leste. Ao término da temporada do Circuito Summit são coroados os melhores atletas com troféus e premiações especiais.
A principal prova do Circuito Summit é a desafiante Ultramaratona da Ilha do Mel. O evento é disputado na exótica ilha localizada na costa do Paraná e conta com duas provas de ultramaratona de 13 km e 23 km. Procurada por atletas especialistas em longas distâncias, os participantes largam de um lado da ilha e dão a volta para chegar ao outro lado.
O grau de dificuldade a faz ser uma das mais provas mais excitantes. Não é apenas a distância que obriga o atleta a superar seus limites, mas também a mudança de maré ao longo da prova que costuma passar das quatro horas de duração. Durante a travessia os atletas enfrentam fortes correntes contrárias, principalmente na reta final quando já estão mais cansados.
Além de toda adrenalina que a prova proporciona, os atletas também têm oportunidade de visualizar as belezas da ilha durante as braçadas e, caso tenham sorte, é possível ser acompanhados por golfinhos, que costumam passar pela região.