Conheça os melhores eventos

Copa Brasil de Águas Abertas

Com nove etapas e disputada anualmente, a Copa Brasil é a competição oficial da CBDA para nadadores amadores

Próximos Eventos

Últimos Eventos

A Copa Brasil de águas abertas é um evento recente, criado em 2014 pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Com o crescimento da modalidade no país, fez-se necessário criação de uma competição em forma de circuito para atletas amadores e masters. E assim, caiu sob medida para um público cada vez mais exigente.

Atualmente, o evento conta com nove etapas ao longo do ano, sendo disputado em duas distâncias: a meia maratona com percursos de 5 km e uma prova menor de 2,5 km. O regulamento prevê premiações para os vencedores divididos por categorias etárias, além da sempre empolgante briga pelo título de clubes.

Nas três primeiras edições a equipe dos Gladiadores, que tem sua base na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro e é liderada pelo nadador olímpico Luiz Lima, conquistou o título geral de clubes da Copa Brasil. Em 2017, no entanto, a sequência foi interrompida pela também competitiva e tradicional equipe do Círculo Militar de São Paulo.

 

 

A competição sempre termina em um dos cenários mais bonitos do litoral brasileiro: a Praia de Inema, em Salvador, na Bahia. Nos últimos anos, esta etapa tem recebido o apelido carinhoso de Capital das Águas Abertas Do Brasil. As provas acontecem na Base Naval de Aratu e o cenário é cinematográfico com águas cristalinas, areia branca, coqueiros e vegetação intocados. Quem já esteve presente garante que a atmosfera que cerca a prova é inigualável.

As etapas da Copa Brasil são realizadas em conjunto com o Campeonato Brasileiro para nadadores de elite, gerando interação única com alguns dos melhores atletas do Brasil. Muitos atletas que se preparam para nadar as provas da Copa Brasil também podem conhecer pessoalmente figuras como Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo, os principais atletas do Brasil na atualidade.

O sucesso é comprovado por números já que em média são quase mil nadadores inscritos para competir na etapa final de Inema entre a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Um número que tem tudo para continuar subindo.

Modalidades

Meia maratona aquática

5 km de natação em águas abertas

Prova de 2,5 km

2,5 km de natação em águas abertas