Conheça os melhores eventos

Maratona Aquática 14 Bis

Disputada anualmente no litoral norte paulista, a travessia é uma das mais difíceis do calendário nacional

Próximos Eventos

Últimos Eventos

Permanecer por mais de 40 anos no calendário nacional de águas abertas é algo para poucos eventos. Uma dessas poucas competições com essa moral é a Maratona Aquática 14 Bis, prova com 24 km de percurso e que é disputada desde 1970 nas águas do Canal de Bertioga, trecho de água que separa a Ilha de Santo Amaro do continente.

Nadar os quilômetros da prova não é tarefa simples. Afinal, além da desgastante distância, é possível pegar pelo caminho fortes ventos e correntezas que dificultam o ritmo do atleta. Os nadadores também são responsáveis por seus barcos ou caiaques de apoio, já que é proibido disputar a prova sem supervisão.

Outras características da prova são a presença de sais na água, que a tornam salubre e a temperatura oscila durante todo o percurso entre 22ºC e 25ºC, mas a roupa de neoprene não é liberada. Uma curiosidade é que a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) vem estudando oficializá-la no futuro como uma seletiva para etapas da FINA Ultramarathon Swim World Series da Federação Internacional de Natação (Fina).

 

Ao longo de décadas de braçadas e pernadas no litoral norte paulista, muitos nomes importantes das águas abertas do Brasil sagraram-se campeões ou subiram ao pódio como Glauco Rangel, Ana Lícia Maki Sudo e Marcos Campos. Glauco, inclusive, ostenta até hoje o recorde de títulos na competição: sete ao todo.

Além da Associação 14 Bis, entidade responsável pela organização da prova, o evento conta com o apoio do Comando da Aeronáutica, da Marinha do Brasil, da Praticagem de Santos, do Grupamento de Bombeiros Marítimos e das prefeituras de Bertioga e Guarujá.

Modalidades

Prova de 24 km

24 km de natação no mar