Conheça os melhores eventos

Rei e Rainha do Mar

O evento ocupa hoje um lugar especial entre os amantes de modalidades aquáticas e já é o maior de esportes de praia do país

Próximos Eventos

Últimos Eventos

Em 2008, o nadador olímpico Luiz Lima, um dos embaixadores das águas abertas no Brasil, resolveu se testar e venceu um desafio até então inédito: nadar os 35 km que separam as praias do Leme e do Pontal, no Rio de Janeiro. O feito foi aclamado por toda a comunidade aquática e Luiz recebeu o simbólico título de Rei do Mar.

Foi daí que nasceu a ideia de criar um evento com tal nome, que tomou forma no ano seguinte na praia de Copacabana. Em 2010, a denominação mudou para Rei e Rainha do Mar e passou a ter forma de circuito, englobando diversas etapas dentro de um ano. O sucesso foi tanto que hoje o evento é considerado o maior festival de esportes de praia do país.

Durante todos esses anos as praias de Copacabana, Leme, Leblon, Arpoador e Pontal já foram palcos de disputas da competição. Além das etapas disputadas na orla carioca, o Rei e Rainha do Mar já teve etapas em outras regiões do Brasil como Salvador, na Bahia, Florianópolis, em Santa Catarina, Fortaleza, no Ceará e Guarujá, em São Paulo.

 

 

Mas a etapa mais querida é mesmo a de Copacabana, que é realizada em todos os anos no mês dezembro no Posto 6. O evento reúne anualmente cerca de 4 mil competidores e há disputas para todos os gostos: provas de biathlon, de corrida na areia, de stand up paddle e, claro, de natação no mar, em percursos que variam de 1 km a 10 km.

Há mais um atrativo que precisa ser destacado. A etapa de Copacabana conta com a presença de grandes estrelas internacionais da natação de águas abertas que disputam em todos os anos o chamado Desafio Elite, com transmissão ao vivo pela televisão. E esses grandes nomes, entre os quais campeões olímpicos e mundiais, também costumam disputar as provas abertas ao público, dando a atletas amadores a rara oportunidade de nadar lado a lado com seus ídolos.

O Rei e Rainha do Mar é o único evento da América do Sul a fazer parte da World Open Water Swimming Series (WOWSS), uma série que reúne as treze melhores competições de águas abertas do planeta. Pode-se dizer que o festival substituiu a tradicionalíssima Travessia dos Fortes no coração dos amantes do esporte no país, que regressa em 2018 ao calendário nacional após seis anos de inatividade.

E, de maneira apropriada e com toda justiça, o evento, criado em 2009 para homenagear um rei do mar, acabou virando o rei dos eventos em águas abertas.

Modalidades

Super Challenge

10 km de natação no mar

Challenge

5 km de natação no mar

Classic

2,5 km de natação no mar

Sprint

1 km de natação no mar

Beach Run

2,5 km e 5 km de corrida na areia

Beach Biathlon

1,5 km de natação no mar mais e 2,5 km de corrida na areia

Beach Run Kids

100, 300 e 600 metros de corrida na areia

Natação Kids

100, 200 e 400 metros de natação no mar

SUP Race

Stand Up Paddle de 2 km, 4 km e 8 km

728x90.png