Conheça os melhores eventos

Rio Negro Challenge

O maior evento de águas abertas na Região Norte do Brasil disputado no meio da Amazônia

Próximos Eventos

Últimos Eventos

O Rio Negro Challenge acontece na praia da Ponta Negra, às margens de um dos rios mais famosos do Brasil: o Rio Negro. Cartão postal do Brasil, ele é o maior rio de águas negras do mundo e tem como característica uma água plana, sem ondas e com pouca correnteza. Torna-se desta forma um ambiente ideal para inclusão de novos atletas nas águas abertas.

Aqui não existe dificuldade de nadar em baixas temperaturas; pelo contrário, há calor em excesso. Seja dentro com uma água morna que se mantém em 26ºC em média, ou fora com a já famosa umidade da cidade de Manaus. A visibilidade do percurso é muito boa pela baixa incidência de ondas, além de ser um ambiente estável e bastante seguro, especificamente na região da Praia da Ponta Negra.

Este evento já se tornou tradicional quando o assunto é águas abertas. Realizado duas vezes por ano (uma em cada semestre), movimenta a capital amazonense e vem crescendo a cada temporada atraindo nadadores de diversos estados do país, entre eles atletas olímpicos como Ana Marcela Cunha, Allan do Carmo e Luiz Lima que já nadaram no famoso rio amazônico.

 

Uma curiosidade é que o grau de acidez da água é bastante elevado com cerca de PH 3,8 a 4,9 devido à grande quantidade de ácidos orgânicos provenientes da decomposição da vegetação. No Rio Negro a densidade é muita baixa e isso impacta na flutuabilidade do atleta que precisa estar preparado para saber dosar energia ao longo do percurso.

O programa de provas do Rio Negro Challenge contempla três eventos diferentes. A Maratona Aquática é a que reúne o maior número de participantes com travessias de 1,5 km e 3 km divididas em 14 categorias por faixa etária. O Circuito Curumim é voltado para crianças e tem provas de 500m. Por fim as provas especiais: no primeiro semestre a Travessia Praia do Tupé-Manaus com 18 km de percurso e a Travessia Almirante Tamandaré com 8,5 km.

A organização da prova disponibiliza lanchas, botes, caiaques, barco da marinha, equipe médica e bombeiros, que garantem segurança a todos os participantes. O Rio Negro Challenge conta com patrocínio do Governo do Amazonas via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e apoio de grandes empresas como a Mormaii.

Modalidades

Travessia Praia do Tupé-Manaus

18,5 km de natação no Rio Negro

Travessia Almirante Tamandaré

8,5 km de natação no Rio Negro

Maratona Aquática

1,5 km e 3 km de natação no Rio Negro

Circuito Curimim

500m de natação no Rio Negro