Conheça os melhores eventos

Travessia do Canal de Ilhabela

Uma das provas de águas abertas mais lindas do país e indicada para nadadores em busca de novos desafios

Próximos Eventos

Últimos Eventos

O litoral norte de São Paulo é recheado de provas de natação em águas abertas, mas o município de Ilhabela é sempre um charme à parte. Inspirada na mítica Travessia do Canal da Mancha, a organização do evento visa estabelecer características específicas para a prova.

São três percursos oficiais da prova: o sul, o leste e o canal fechado. O objetivo é sempre favorecer o atleta disponibilizando o melhor trajeto no dia do evento.

No percurso sul, teoricamente o mais tradicional de todos, as condições de ondulação são predominantes do sul e a largada é no Oleoduto de São Sebastião. Já o percurso leste, disputado quando vento vem de leste, tem largada na Praia do Arrastão de São Sebastião. Por fim, o percurso do canal fechado ocorre quando os atletas largam da Náutica de Ilhabela e vêm margeando o litoral central até a linha de chegada, que é sempre na Praia Engenho D’Água.

 

 

A prova tem 3,8 km de percurso. Coincidentemente, é o mesmo tamanho do triatlo no Ironman. Assim, é bastante comum muitos triatletas utilizarem a prova em Ilhabela para treinamento, assim como membros da seleção brasileira de águas abertas, como Allan do Carmo e Betina Lorscheitter, que já disputaram e venceram a prova.

A organização do evento visa sempre promover os recordes de cada percurso, valorizando não somente os atletas de elite, mas estimulando os recordes de categoria por idade. A Travessia do Canal de Ilhabela é organizada pela Ecooutdoor em parceria com a SWIM CHANNEL e acontece sempre no mês de novembro.

Modalidades

Travessia de 3,8 km

3,8 km de natação em águas abertas