Roma

Michael Phelps é eleito o atleta do século pelo MARCA

Maior medalhista de todos os tempos lidera a lista do jornal espanhol que conta ainda com outros sete nadadores, entre eles o brasileiro Daniel Dias

12/06/2020 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Michael Phelps - Foto: Reprodução
Michael Phelps - Foto: Getty Images

Michael Phelps - Foto: Getty Images

Michael Phelps - Foto: Reprodução

O jornal esportivo espanhol MARCA anunciou ontem a lista completa dos 100 maiores atletas masculinos do século 21. Uma eleição que traz muitas discussões e polêmicas, porém, não há como negar todos os nomes presentes ali deixaram seus nomes na história do esporte. E no topo dessa lista esta ninguém, ninguém menos, do que o maior medalhista olímpico de todos os tempos: Michael Phelps.

Definido pelo periódico como “o nadador que reescreveu a história de sua modalidade e dos Jogos Olímpicos com números impossíveis”, Phelps venceu uma acirrada competição contra outros grandes nomes da história. Além das incontáveis medalhas e recordes mundiais conquistados ao longo de sua carreira, pesou para a escolha sua épica jornada nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 quando conquistou oito medalhas de ouro, superando o incrível feito de Mark Spitz nos Jogos de Munique-1972.

Michael Phelps – Foto: Simon Bruty/Getty Images

Ao longo de sua carreira, Phelps conquistou 28 medalhas olímpicas em cinco participações (23 de ouro, três de prata e dois de bronze), 33 em Campeonatos Mundiais em cinco participações (26 de ouro, 6 de prata e 1 de bronze) e bateu 29 recordes mundiais individuais. Durante sua vida como nadador, o americano teve que enfrentar uma depressão e problemas com bebidas para dar a volta por cima, retornar as piscinas e se consagrar nos Jogos do Rio-2016, quando encerrou sua vitoriosa carreira.

A lista traz ainda outros sete nadadores. Ian Thorpe, nove medalhas olímpicas, aparece em 38º lugar; Daniel Dias, 24 medalhas paralímpicas, é o 42º; Pieter van den Hoogenband, sete medalhas olímpicas, é o 54º; Ryan Lochte, 12 medalhas olímpicas, esta é 66º lugar; Caeleb Dressel, duas medalhas olímpicas, vem em 78º, Adam Peaty, duas medalhas olímpicas, é o 89º e Kosuke Kitajima, sete medalhas olímpicas, aparece em 99º lugar.

Michael Phelps – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Completam ainda o top 10 da lista do MARCA o velocista Usain Bolt (2º), os tenistas Roger Federer (3º) e Rafael Nadal (4º), o jogador de basquete Kobe Byant (5º), o golfista Tiger Woods (6º), os jogadores de futebol Lionel Messi (7º) e Cristiano Ronaldo (10º), o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton (8º) e o piloto de motovelocidade Valentino Rossi (9º).

Além de Daniel Dias, o Brasil também teve outros quatro atletas listados: os jogadores de futebol Ronaldo (19º), Ronaldinho (22º), o jogador de vôlei Giba (58º) e o jogador de futsal Falcão (92º). Para conferir a lista completa dos 100 maiores atletas masculinos do seculo 21 clique aqui.

Tags

Daniel Dias marca melhores do século Michael Phelps natacao

Notícias relacionadas