Michael Phelps é eleito o atleta do século pelo MARCA

Maior medalhista de todos os tempos lidera a lista do jornal espanhol que conta ainda com outros sete nadadores, entre eles o brasileiro Daniel Dias

12/06/2020 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Michael Phelps - Foto: Reprodução
Michael Phelps - Foto: Getty Images

Michael Phelps - Foto: Getty Images

Michael Phelps - Foto: Reprodução

O jornal esportivo espanhol MARCA anunciou ontem a lista completa dos 100 maiores atletas masculinos do século 21. Uma eleição que traz muitas discussões e polêmicas, porém, não há como negar todos os nomes presentes ali deixaram seus nomes na história do esporte. E no topo dessa lista esta ninguém, ninguém menos, do que o maior medalhista olímpico de todos os tempos: Michael Phelps.

Definido pelo periódico como “o nadador que reescreveu a história de sua modalidade e dos Jogos Olímpicos com números impossíveis”, Phelps venceu uma acirrada competição contra outros grandes nomes da história. Além das incontáveis medalhas e recordes mundiais conquistados ao longo de sua carreira, pesou para a escolha sua épica jornada nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 quando conquistou oito medalhas de ouro, superando o incrível feito de Mark Spitz nos Jogos de Munique-1972.

Michael Phelps – Foto: Simon Bruty/Getty Images

Ao longo de sua carreira, Phelps conquistou 28 medalhas olímpicas em cinco participações (23 de ouro, três de prata e dois de bronze), 33 em Campeonatos Mundiais em cinco participações (26 de ouro, 6 de prata e 1 de bronze) e bateu 29 recordes mundiais individuais. Durante sua vida como nadador, o americano teve que enfrentar uma depressão e problemas com bebidas para dar a volta por cima, retornar as piscinas e se consagrar nos Jogos do Rio-2016, quando encerrou sua vitoriosa carreira.

A lista traz ainda outros sete nadadores. Ian Thorpe, nove medalhas olímpicas, aparece em 38º lugar; Daniel Dias, 24 medalhas paralímpicas, é o 42º; Pieter van den Hoogenband, sete medalhas olímpicas, é o 54º; Ryan Lochte, 12 medalhas olímpicas, esta é 66º lugar; Caeleb Dressel, duas medalhas olímpicas, vem em 78º, Adam Peaty, duas medalhas olímpicas, é o 89º e Kosuke Kitajima, sete medalhas olímpicas, aparece em 99º lugar.

Michael Phelps – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Completam ainda o top 10 da lista do MARCA o velocista Usain Bolt (2º), os tenistas Roger Federer (3º) e Rafael Nadal (4º), o jogador de basquete Kobe Byant (5º), o golfista Tiger Woods (6º), os jogadores de futebol Lionel Messi (7º) e Cristiano Ronaldo (10º), o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton (8º) e o piloto de motovelocidade Valentino Rossi (9º).

Além de Daniel Dias, o Brasil também teve outros quatro atletas listados: os jogadores de futebol Ronaldo (19º), Ronaldinho (22º), o jogador de vôlei Giba (58º) e o jogador de futsal Falcão (92º). Para conferir a lista completa dos 100 maiores atletas masculinos do seculo 21 clique aqui.

Tags

Daniel Dias marca melhores do século Michael Phelps natacao

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas